Cidade Universitária recebe plantio de 50 árvores

A ação começou nesta quinta-feira (09)

Por RJNEWS em 13/09/2021 às 06:24:25
A arborização visa a melhoria da qualidade de vida dentro do campus

A arborização visa a melhoria da qualidade de vida dentro do campus

A Prefeitura de Macaé iniciou o plantio das mudas de 50 árvores nos espaços da Cidade Universitária. O trabalho é feito através da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade e Secretaria Adjunta de Serviços Públicos. A ação começou nesta quinta-feira (09), com a participação de alunos do primeiro ano do Colégio de Aplicação, professores de Ciências e coordenação pedagógica. A engenheira florestal, Alessandra Veloso, apresentou as espécies Lanterneira e Saboneteira, e explicou a razão da escolha para o espaço. O plantio prossegue na próxima semana, com a participação de alunos das outras instituições do campus.

Alessandra disse aos alunos que a Saboneteira tem esse nome porque os frutos servem para a lavagem de roupas, por possuírem saponina (substância com propriedades similares às do sabão). A casca, a raiz e o fruto são utilizados na medicina popular como calmante, adstringente, diurético, expectorante, tônico, depurativo do sangue e contra a tosse. Já a Lanterneira é uma árvore muito exuberante, com seus cachos de flores pendentes.

A arborização visa a melhoria da qualidade de vida dentro do campus. Elas diminuem os ruídos, melhoram a qualidade do ar no consumo do gás carbônico e na produção de oxigênio, harmonizam as paisagens urbanas, e aumentam a umidade reduzindo as temperaturas.

"O plantio propõe um saber vivo. Alunos, professores e gestores estão sendo incentivados a mudarem suas práticas pedagógicas e ambientais no campus, visando um futuro melhor para todos", disse a Secretária Adjunta do Ensino Superior, Flaviah Picon.

A Cidade Universitária tem mais de cinco mil alunos em 18 cursos de graduação e sete de pós-graduação, incluindo FeMASS, UFF e UFRJ. Além de sediar o Colégio de Aplicação, o Centro Municipal de Idiomas e as sedes das Secretarias Municipais de Educação e Adjunta do Ensino Superior, formando um grande complexo educacional. A Cidade Universitária fica na Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.


Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion