Depressão e abuso de drogas estão entre as causas apontadas por especialista para o suicídio

10 de Setembro marca luta mundial contra o suicídio

Por RJNEWS NOTÍCIAS em 10/09/2021 às 12:42:16
Segundo especialista, pessoas com depressão estão entre as vítimas

Segundo especialista, pessoas com depressão estão entre as vítimas

Daniela Bairros


Um inimigo silencioso, muitas vezes subestimado, mas que é um risco à saúde pública: o suicídio. Foram 679 vidas perdidas somente no Estado do Rio em 2020, muito provavelmente para doenças mentais que poderiam ter sido tratadas. Os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021 são alarmantes. O estudo indica 12.895 casos de suicídio em 2020, com leve crescimento comparado ao ano anterior (0,4%). No Estado do Rio de Janeiro, o movimento foi o contrário. Os casos de suicídio diminuíram em relação a 2019, mas num número ainda muito baixo (7%).

Segundo o médico psiquiatra Ilton Castro, as vítimas estão relacionadas a casos de depressão, transtorno bipolar e abuso de drogas.

"O suicídio é a materilização do sofimento mental. Uma pessoa com comportamento suicida deixa rastros. Elas preferem se isolar, e quando interagem, soltam frases de baixa estima como "eu não tenho valor", "eu não posso'","vocês viverão sem mim" são sinais que apontam para a necessidade de ajuda profissional".

Hoje, esta é a terceira causa de mortes entre jovens no Brasil. Só fica atrás dos registros de violência e acidentes de trânsito. Estudos divulgados pela organização da campanha nacional de prevenção ao sucicídio mostram que 96,8% das mortes poderiam ser evitadas. Uma das principais causas está relacionada à desinformação. Muitas famílias ainda interpretam casos de depressão ou transtorno mental como opcionais. Um tabu que a sociedade só consegue vencer unida.

"Se uma pessoa sofre por problemas no coração causados por uma arritmia ou mesmo insuficiência cardíaca, ninguém questiona se a doença surgiu porque o paciente não tem Deus no coração ou está com tempo ocioso demais e deveria procurar um serviço. É preciso entender que assim como o coração, o cérebro é um órgão e pode sofrer alterações no sistema nervoso central. Claro que este entendimento se alinha a uma análise multidisciplinar, que envolve contextos culturais, ambientais, sociais e emocionais para a conclusão de um diagnóstico", afirma o médico psiquiatra Ilton Castro.


Foto: Ilustração

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki