Ambiente avalia reestruturação do acesso a atrativos do Sana

O objetivo deste encontro é reforçar a importância da visita consciente dessas áreas que compõem o Sanapa

Por RJNEWS em 08/09/2021 às 14:36:51
O planejamento foi discutido nesta quarta-feira (8) entre os técnicos da Secretaria de Ambiente

O planejamento foi discutido nesta quarta-feira (8) entre os técnicos da Secretaria de Ambiente

O acesso aos atrativos naturais que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) do Sana passará por adequações. O objetivo do trabalho é assegurar a proteção do local, além de promover maior orientação e segurança aos visitantes. O planejamento foi discutido nesta quarta-feira (8) entre os técnicos da Secretaria de Ambiente, junto a proprietários de áreas também responsáveis pela proteção dos recursos naturais da região. O grupo de trabalho conta também com representantes de instituições sociais e de proteção ambiental que atuam na Serra de Macaé.

"O objetivo deste encontro é reforçar a importância da visita consciente dessas áreas que compõem o Sanapa. O ordenamento de acesso aos atrativos naturais, como a área que dá acesso ao Peito do Pombo, representa uma parte importante no controle e proteção da região", destacou o secretário de Ambiente, Juninho Luna.

A equipe técnica da secretaria, proprietários e representantes das instituições que atuam no Sana irão definir instrumentos de gestão e critérios, além de intervenções, como sinalizações e regras de acesso, que deverão ser cumpridos por quem visitar as trilhas e cachoeiras. Os preparativos seguem a programação de retorno de atividades turísticas, permitidas diante do cumprimento dos protocolos sanitários de enfrentamento à pandemia.

Participaram da reunião, os representantes da Cooperativa Circuito das Águas, Tiago Santos da Cruz, e da Associação Tororó Sana, Márcio Nascimento da Silva, além do pesquisador do Projeto Aves de Macaé, Paulo Renato Medeiros Tinoco e do proprietário da área que dá acesso ao Peito do Pombo, Osmar Alves Pena.


Luna foi acompanhado pelo assistente de logística da Secretaria de Ambiente, Edson Ricardo de Paula Araújo, pelo coordenador de Fauna, Fernando Barreto, e pelo integrante da equipe de logística da Secretaria, Madson Nazareno.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki