Em evento realizado na tarde desta terça-feira (18/03), no auditório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Macaé, a Foresea — empresa referência no setor de perfuração offshore — anunciou o início do segundo ano de atividades do Projeto Educação Integral, que visa capacitar gestores escolares para aumentar a qualidade do ensino na rede municipal. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação de Macaé e a consultoria Transforma.ai, o projeto tem como meta para 2025 atingir 100% da rede pública municipal, com encontros formativos presenciais e virtuais, envolvendo os gestores escolares na cidade. O evento reuniu diretores escolares, professores, integrantes da Foresea e representantes da secretaria de Educação de Macaé. Em 2004, no primeiro ciclo do Projeto, foram capacitados 185 gestores escolares, que representaram a totalidade da rede pública do município.
"A Educação Integral é um eixo do Programa de Responsabilidade Socioambiental da Foresea, que também atua com ações voltadas para a Economia Verde. O desenvolvimento socioambiental é um valor fundamental para a companhia e estamos colocando toda nossa expertise em gestão a serviço desse programa. O que nós desejamos com o Foresea Socioambiental, que agora chega ao seu segundo ano, é criar um legado de impacto positivo com geração de valor, de modo sustentável, nas comunidades onde atuamos", ressalta o Vice-presidente de Sustentabilidade da Foresea, Marco Aurélio Fonseca.
Além de apresentar os temas dos ciclos de formação que serão realizados com os gestores escolares ao longo do ano, o evento contou também com um debate sobre o uso consciente da tecnologia e inteligência artificial na educação. Participaram do debate os especialistas convidados Fernando Tsukumo (docente da USP, especialista em experiências lúdicas para o aprendizado e fundador da empresa Sua Vez, focada na criação destas experiências) e Juliane Cavalcante (especialista em educomunicação e aprendizagem digital, fundadora da Futurando Aprendizagem Corporativa e do projeto Tela Consciente).
As oficinas com representantes da direção das escolas municipais de Macaé estão previstas para os meses de abril, junho, agosto e novembro e fazem parte da formação continuada em competências de gestão para gestoras e gestores escolares, iniciada pelo programa em 2024.
"O principal objetivo do Projeto Educação Integral 2025 é acompanhar o desenvolvimento dos gestores, incentivando a participação ativa e a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas unidades escolares do município", explicou a coordenadora do Programa Foresea Socioambiental, Jocelina Valle, durante o evento de lançamento do ciclo 2025 do projeto.
CDN Comunicação