O cenĂĄrio polĂtico e econômico brasileiro apresenta movimentos significativos, com implicações diretas no governo e na sociedade. Bolsonaro tem conseguido apoio na Câmara dos Deputados para sua anistia, gerando alerta no governo Lula. Paralelamente, o governo propõe cortes no Bolsa FamĂlia e destina recursos ao MST, enquanto o preço dos alimentos bĂĄsicos aumenta.
No âmbito econômico, o governo Lula solicitou um corte de R$ 7,7 bilhões no orçamento do Bolsa FamĂlia para 2025. Em contrapartida, o governo alterou o Orçamento de 2025, destinando R$ 750 milhões para o MST, demonstrando prioridades distintas na alocação de recursos pĂșblicos.
O aumento nos preços dos alimentos tem levado a população a buscar alternativas mais acessĂveis, como carcaça de frango e espinha de porco, refletindo o impacto da inflação na mesa dos brasileiros. O cafĂ© teve um aumento de quase 11%, e o ovo registrou a maior alta desde o Plano Real.
No campo dos direitos humanos, o MinistĂ©rio PĂșblico do Trabalho (MPT) investiga possĂveis casos de assĂ©dio no MinistĂ©rio dos Direitos Humanos, mesmo após a saĂda de Silvio Almeida, indicando persistĂȘncia de problemas internos.
Eduardo Suplicy propôs a criação de um espaço pĂșblico para o "uso seguro" de crack, enquanto o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, reagiu com ironia à proposta.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) suspendeu a compra de 50 iPhones 16 Pro Max para desembargadores do Maranhão após crĂticas à aquisição considerada um gasto excessivo.
"Por que a estrela não mia? Porque astronomia".
A piada foi feita por Alckmin em um evento do governo.
"Machismo do bem: Lula diz que botou 'mulher bonita' para melhorar relação com Congresso; mulher em questão Ă© Gleisi Hoffmann".
*Reportagem produzida com auxĂlio de IA