A Uber anunciou, nesta terça-feira (dia 11), que as corridas de táxi pela plataforma já estão disponíveis no Rio de Janeiro. A nova modalidade começa a operar para parte dos usuários da capital fluminense e será gradualmente ampliada para toda a cidade nos próximos dias.
Com essa novidade, os usuários do aplicativo no Rio poderão optar por viagens com os táxis credenciados da Stuo (ex-Wappa), uma das principais empresas de tecnologia em gestão de mobilidade no Brasil e parceira da Uber nessa iniciativa. Os táxis estarão disponíveis tanto na categoria comum quanto na promocional, além das demais opções já oferecidas pela plataforma.
Atualmente, a Stuo conta com 19 mil taxistas credenciados no Rio, que terão acesso aos usuários da Uber. Esse número, no entanto, pode aumentar à medida que mais motoristas se cadastrarem.
Segundo Laura Lequain, head de operações da Uber no Brasil, a chegada dessa modalidade à capital fluminense representa um avanço na ampliação do serviço de táxis pela Uber, que já era oferecido em outras cidades do país.
— O lançamento no Rio de Janeiro representa mais um avanço na ampliação do serviço de táxis pela Uber, que já está presente em cidades como São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Fortaleza. Estamos expandindo essa categoria para novas cidades e queremos seguir avançando para incluir cada vez mais taxistas na nossa plataforma — destaca Laura.
Além das cidades brasileiras, a modalidade já está disponível internacionalmente em grandes metrópoles como Nova York, Atenas, Seul, Montreal, Sydney e Madri.
O processo para solicitar um táxi na Uber é o mesmo utilizado para chamar um carro particular. Basta seguir os passos abaixo:
No Uber Taxi, ao final da corrida, o taxista inserirá o valor conforme o taxímetro. No Taxi Promo, será aplicado um desconto sobre o valor do taxímetro.
As viagens de táxi em parceria com a Stuo contarão com os recursos de segurança da Uber. Antes do início do trajeto, o usuário recebe informações do veículo (modelo e placa), além do nome e foto do taxista. Segundo a empresa, todos os motoristas passam por uma checagem de antecedentes.
Durante a viagem, o botão Recursos de Segurança permite compartilhar a localização e o tempo de chegada em tempo real com qualquer contato. Todas as corridas incluem um seguro para usuários e convidados. Já os taxistas parceiros contam com cobertura oferecida pela Stuo.
Ao fim do trajeto, passageiros e motoristas podem se avaliar anonimamente. Uma equipe monitora essas avaliações e pode remover da plataforma aqueles com notas muito baixas ou que violem o Código da Comunidade.
Fonte: Extra