Prefeito projeta Macaé como Capital Nacional de Energia

Esse workshop pretende marcar a construção desta nova trajetória que surge a partir de US$ 30 bilhões de investimentos

Por RJNEWS em 01/09/2021 às 06:23:11
Welberth destacou que a retomada depende da definição dos marcos regulatórios

Welberth destacou que a retomada depende da definição dos marcos regulatórios

O prefeito Welberth Rezende defendeu nesta terça-feira (31), durante abertura do workshop do Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos (Promar), um novo ciclo de desenvolvimento econômico para Macaé: a consolidação do município como Capital Nacional de Energia. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Farah e o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, José Mauro, corroboraram com a meta do prefeito, que passa pela ampliação de investimentos na cidade e geração de empregos.

"O Promar é um divisor de águas na história de Macaé, do governo do estado e do Brasil. A visita do ministro (de Minas e Energia, Bento Albuquerque) na cidade garantiu que estamos no caminho certo da superação, ao elevar o fator de recuperação dos campos maduros, ao reverter a taxa de declínio de produção dessas áreas", comentou o prefeito.

Welberth destacou que a retomada depende da definição dos marcos regulatórios e a rediscussão das concessões de áreas de produção e a viabilidade de parcerias entre as grandes empresas operadoras de petróleo e as empresas que apostam no potencial das reservas maduras. "Com isso vamos garantir fôlego e oportunidade para toda a cadeia produtiva de óleo e gás instalada há quatro décadas no município", ressaltou.

O Parque Térmico Sudeste, com o processamento do gás natural e as novas termelétricas, a rota 5, a rota 2 com o projeto rota cabiúnas, além da revitalização dos campos maduros e a base Benedicto Lacerda no Terminal Cabiúnas são fatores que contribuem para o objetivo do prefeito em fixar Macaé como a Capital Nacional de Energia.

"Esse workshop pretende marcar a construção desta nova trajetória que surge a partir de US$ 30 bilhões de investimentos projetados pela própria indústria e a partir da revitalização de campos maduros ao longo dos próximos anos. O Promar devolve à região a perspectiva de promover dignidade e qualidade de vida para a nossa população através dos mais de 200 mil empregos que serão gerados através destas operações a longo prazo e transformar o norte do Estado do Rio de Janeiro, em especial Macaé, na Capital Nacional da Energia", frisou Welberth.

Estado e União declaram apoio a projeto do prefeito

Na abertura do evento do Promar, tanto o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Farah e o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, José Mauro, declararam que tecnicamente é viável a consolidação de Macaé como a Capital Nacional de Energia.

"É um orgulho para nós, Ministério de Minas e Energia, realizar um evento aqui, o que contribuirá para que Macaé seja a Capital Nacional de Energia. Parabéns pelo trabalho que o senhor (prefeito Welberth) vem realizando na cidade trazendo importantes investimentos que gerarão aumento na arrecadação e de emprego e renda", destacou José Mauro.

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Farah, o arranjo de óleo e gás vai sustentar o país pelos próximos 30 a 40 anos e a Prefeitura de Macaé, em parceria com o Estado, estão entregando um ambiente favorável para que a cadeia produtiva possa progredir neste novo momento.

"Este é o maior momento do Estado do Rio e da região Norte e o governo federal está cumprindo seu papel, com foco no desenvolvimento econômico e apostando naquilo que é a maior fonte de receita do país e dos estados: óleo, gás e energia. O Rio está pronto, Macaé está pronta e o governo federal está cumprindo o seu papel", pontuou o secretário de Estado.

De acordo com José Mauro, o principal objetivo do Promar é revitalizar os campos maduros, principalmente na Bacia de Campos, fazendo com que a vida útil desses campos seja maior, aumentando o fator de recuperação, a produção, gerando mais royalties, mais arrecadação de tributos e emprego e renda. "Além disso, outro objetivo do Promar é viabilizar as descobertas de economicidade marginal, são descobertas que dentro do arcabouço regulatório existente não permitem a comercialidade deste campo, mas trabalhando em âmbito do Promar, nós teremos iniciativas criando ambiente de negócio propício", exemplificou.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki