Secretaria defende que Guarda seja transformada em polĂ­cia municipal

Autoridade tambĂ©m fez balanço sobre as atividades desenvolvidas

Por RJNEWS em 01/09/2021 às 06:20:51
O presidente Cesinha (Pros) afirmou que deve haver amplo debate a respeito

O presidente Cesinha (Pros) afirmou que deve haver amplo debate a respeito

O secretĂĄrio de Ordem Pública, Alan de Oliveira Lima, compareceu nesta terça-feira (31) à CĂąmara de Macaé. Ele falou dos trabalhos da pasta nos últimos nove meses. Ao final de sua fala, propôs que a Guarda Municipal tivesse funções de polícia. "É no município que acontecem as violĂȘncias e a guarda tĂȘm mais agentes e viaturas para cumprir esse papel".

O presidente Cesinha (Pros) afirmou que deve haver amplo debate a respeito. "Muitas pessoas são a favor, outras são contrĂĄrias. Temos muito a ganhar com essa discussão". Alan frisou a necessidade de uma lei e investimentos na corporação, e pediu apoio dos parlamentares. Cesinha lembrou que é preciso que o Executivo envie projeto de lei à Casa.

No relato sobre os serviços realizados, o chefe da pasta mencionou a vigilĂąncia às 110 escolas da rede pública, inclusive, no fechamento, devido à pandemia, com 50 guardas e seis viaturas.

Disse que foram cerca de 9,2 mil atendimentos mensais, com demandas de cidadãos, proteção do patrimônio, apoio às polícias civil e militar, além de resgates de animais e combate a pequenos incĂȘndios por parte da Guarda Ambiental.

Proeis e apoio no combate à Covid-19

O secretĂĄrio também falou de seu empenho para reativar o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), possibilitando que PMs utilizem horas de folga para ajudar no policiamento. E citou operações "de inteligĂȘncia", ou seja, investigações para descobrir possíveis ameaças a autoridades.

O relatório incluiu ainda apoio à organização das filas para vacinação contra a Covid-19 e escolta dos imunizantes, da chegada no aeroporto até a Casa da Vacina.

Demandas dos vereadores

Cesinha solicitou mais atenção à questão do trĂĄfico na Região Serrana. Alan disse que estĂĄ se articulando junto à Polícia Civil para facilitar registros de casos, pois a destinação de forças é ligada à quantidade de crimes em determinada ĂĄrea. "As pessoas da serra desistem de fazer o boletim de ocorrĂȘncia no Centro de Macaé, devido à distĂąncia e ao tempo que gastam".

Quanto à cobrança do presidente sobre o não funcionamento das cĂąmeras de vigilĂąncia pública, a resposta foi que o prefeito Welberth Rezende (Cidadania) estĂĄ empenhado em resolver o problema.

Tico Jardim (Pros) cobrou rondas nas escolas da Bicuda Grande e Bicuda Pequena. "Nossa ideia é colocar um posto avançado lĂĄ. Mas isso exige a aprovação de uma lei e investimentos", respondeu o secretĂĄrio.

Portais tecnológicos e leitura facial

Guto Garcia (PDT) disse que é importante implantar nas entradas da cidade portais tecnológicos que identifiquem carros roubados. Alan informou que jĂĄ hĂĄ um projeto em andamento nesse sentido, inclusive, com leitura facial.

Luiz Matos (Republicanos), autor do requerimento para o comparecimento do secretĂĄrio, perguntou acerca do acesso à Guarda Mirim e à Guarda SĂȘnior. "A entrada é por processo seletivo, mas agora as ações estão paralisadas devido à pandemia", respondeu Alan.

Apoio a motociclistas e Título de Mérito Municipal

Reginaldo do Hospital (Cidadania) solicitou apoio para a organização de eventos de acrobacias com motocicletas em ĂĄrea segura da Linha Verde e Alan prometeu colaborar no que estiver ao alcance da secretaria.

Na ocasião, o presidente Cesinha colocou em votação um Título de Mérito Municipal, que foi aprovado por unanimidade e concedido a Alan no final do Grande Expediente.

Fonte: ASCOM CMM

Comunicar erro

ComentĂĄrios

Zion