Câmara aprova LDO para 2022 com 107 emendas parlamentares

Vereadores aperfeiçoam o PL ao destinar recursos para ações específicas

Por RJNEWS em 25/08/2021 às 17:31:28
A maioria das emendas da vereadora Iza Vicente (Rede) foram elaboradas para atender as demandas das mulheres do município

A maioria das emendas da vereadora Iza Vicente (Rede) foram elaboradas para atender as demandas das mulheres do município

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022, que determina a previsão de recursos municipais destinados a cada área no próximo ano, foi aprovada nesta quarta-feira, pela Câmara de Macaé. Enviado pelo Executivo, o Projeto de Lei (PL) 015/2021 recebeu 107 emendas parlamentares - propostas de inclusão ou alteração feitas pelos vereadores. Após essa etapa, o PL foi aprovado com 13 votos favoráveis e nenhum contrário.

Iza Vicente: Direitos das Mulheres

A maioria das emendas da vereadora Iza Vicente (Rede) foram elaboradas para atender as demandas das mulheres do município. Durante a sessão, ela destacou algumas das suas propostas que destinam recursos para iniciativas pelas quais a vereadora já vem lutando há algum tempo.

A reforma do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) é um desses destaques, seguido pela criação do Banco de Leite Humano, que conta com a parceria do presidente Cesinha (Pros). Iza também destinou recurso para a criação de uma casa de acolhimento a mulheres vítimas de violência e à ampliação do Hemocentro.

Para a vereadora, a pauta da mulher estámuito tempo esquecida na cidade. "Por isso não podia perder essa oportunidade de destinar recursos a ações que já venho lutando por meio de requerimentos e indicações".

Rafael Amorim: Defesa do meio ambiente e dos animais

A implantação de projetos como o "Cavalo de Lata", que visa substituir veículos de tração animal para outros de tração humana ou motorizada, motivou a destinação de recursos do vereador Rafael Amorim (PDT). Ele ainda defendeu o projeto "Ambiente Animal Protegido", que incluiria um espaço para o abrigo dos animais que não puderem ficar junto das famílias removidas de áreas de proteção e conservação ambiental.

"Hoje, esses animais domésticos permanecem nas áreas de preservação de onde os seus proprietários foram removidos e se tornam predadores de animais silvestres, causando danos àquele ambiente".

Outras indicações do vereador são: recuperação da vegetação nas margens do Rio Macaé; investimentos no Nupem; a criação de uma farmácia municipal veterinária; a aquisição de equipamentos para a atuação da guarda ambiental e a implantação de um projeto de educação ambiental e animal nas escolas.

Luiz Matos: Cirurgia de Catarata para os macaenses

O vereador Luiz Matos (Republicanos) concentrou seus esforços para tentar oferecer aos macaenses a cirurgia de catarata. "Hoje a pessoa que precisa de uma cirurgia dessa é encaminhada para Duque de Caxias e precisa ir ao município de três a quatro vezes até fazer a cirurgia. E nem sempre consegue vaga. A demanda é muito grande e a fila de espera é enorme. Isso me dói muito", relatou.

Cesinha: Clínica Escola do Autista

O presidente do Legislativo, Cesinha, priorizou ações que visam garantir inclusão e qualidade de vida para pessoas com deficiência e destinou recursos para projetos como a Clínica Escola do Autista. "É uma pauta que venho buscando desde a gestão passada, quando não tive nenhuma emenda atendida pelo Executivo. Quero aproveitar a receptividade desse governo para avançarmos na causa dos autistas", justificou.

Professor Michel: Ampliação da política de educação e cultura

A necessidade de melhoria e expansão das unidades escolares foi lembrada pelo Professor Michel (Patriota), que também destinou recursos para a ampliação da política de cultura na cidade e qualificação profissional. "Nos próximos anos, empresas e termoelétricas vão se instalar na cidade. Se não qualificarmos nossos jovens e trabalhadores, eles não conseguirão ocupar os postos de trabalho que serão criados. Neste caso, essa mão de obra virá de fora e o desemprego continuará alto por aqui", advertiu.

Guto: Cuidar das crianças desde a gravidez

A ideia do vereador Guto Garcia (PDT) é colocar em prática um projeto que deu certo no interior do Nordeste para cuidar da criança desde o momento da confirmação da gravidez da Mãe, com alimentação e cuidados com a saúde adequados. "Conversei com o prefeito Welberth (Cidadania) e o objetivo é formar uma geração diferenciada, que desde os primeiros anos de vida se mostre mais sadia, inteligente e feliz".

Edson Chiquini: Retorno do Carnaval

Para Edson Chiquini (PSD), os blocos de carnaval e os bois pintadinhos estão esquecidos, uma expressão cultural que começou em 1723, segundo o parlamentar. "Os mais pobres também precisam desse acesso ao lazer e à cultura, que ainda movimenta a economia e o turismo. Por isso destinei recursos ao retorno do Carnaval", justificou.

Conheça as emendas dos vereadores

Para conhecer e acompanhar as emendas dos parlamentares, basta acessar o site https://www.cmmacae.rj.gov.br e clicar em Sistema de Apoio Legislativo (SAPL) (https://sapl.macae.rj.leg.br), no menu lateral inferior direito. O próximo passo é escolher a opção Parlamentares (https://sapl.macae.rj.leg.br/parlamentar) e clicar no nome do vereador escolhido. Na sequência, clique em Matérias (https://sapl.macae.rj.leg.br/parlamentar/7/materias), no menu superior, e escolha a opção "Emenda à LDO". Assim, é possível visualizar cada uma das emendas ao orçamento municipal, além de acompanhar o trabalho do vereador escolhido.

Fonte: ASCOM CMM

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki