Guarda Municipal de Macaé oferece curso para "Jornalistas em Áreas de Conflito"

O curso é uma realização do Centro de Treinamento Tático Operacional (CTTO), do Grupamento de Operações Especiais (Gaop)

Por RJNEWS em 24/08/2021 às 13:53:20
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 5 de setembro

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 5 de setembro

A Guarda Municipal de Macaé/Secretaria de Ordem Pública está oferecendo, de forma inédita, 30 vagas para o curso gratuito de capacitação "Jornalistas em Áreas de Conflito", que será realizado no dia 8 de setembro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 5 de setembro pelo email [email protected], bastando informar o nome e o órgão da Imprensa em que atua.

O curso é uma realização do Centro de Treinamento Tático Operacional (CTTO), do Grupamento de Operações Especiais (Gaop), da Guarda de Macaé, com duração de 10 horas presenciais e podem se inscrever jornalistas do município e da região. O objetivo é fazer com que esses profissionais trabalhem a sua segurança pessoal e o relacionamento com os membros das forças de segurança durante as coberturas em situação de conflito.

O conteúdo teórico será ministrado na Pesagro, no Bairro Horto, em Macaé, e o prático será na sede da Guarda Municipal, no Bairro Botafogo, onde os jornalistas participarão de uma simulação da realidade aplicável a situações como manifestações, operações armadas, primeiros socorros e até como proceder quando encontrar uma arma.

"O curso será uma preparação para o cumprimento das funções dos jornalistas em ambientes hostis, de forma mais segura", explicou o coordenador do CTTO e instrutor do curso, João Ribeiro. Durante a capacitação, as palavras de ordem serão prudência, autoconfiança, coerência, cooperação, meticulosidade e responsabilidade.

Ribeiro destacou que os instrutores do curso serão todos guardas municipais com amplo conhecimento em operações reais e em cursos de qualificação. Os jornalistas participantes receberão certificados.

Segundo, ainda, o instrutor, as vagas são limitadas para evitar aglomeração e manter as normas de biossegurança e distanciamento entre as pessoas durante o curso.

"Este primeiro curso será em uma quarta-feira, mas depois poderemos fazer também em um fim de semana para que outros jornalistas possam participar", disse Ribeiro. Os jornalistas inscritos dentro do número de vagas receberão email de retorno confirmando a sua participação.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki