Planejar uma grande viagem para Cancún, Nova York, Paris ou, então, Maricá. É esse o objetivo da prefeitura do município, que está apostando alto para tornar o turismo um de seus maiores atrativos ao redor do mundo. Para colocar a cidade no radar dos turistas, um investimento planejado de recursos pretende ajudar a conseguir o passaporte para entrar no mapa mundial de cidades-desejo.
Neste ano, o município esteve presente na Fitur, uma das maiores feiras de turismo do mundo, que aconteceu em Madri, na Espanha. O Brasil foi homenageado dessa edição, e Maricá viu a oportunidade de usar o evento como uma vitrine. A ideia é atrair investimentos internacionais e na ampliação da participação no mercado turístico global.
A cidade vai receber um Puy du Fou, parque temático existente na França e na Espanha, que conta a história dos respectivos países. Por aqui, o parque vai contar a história do Brasil e será o primeiro fora da Europa. Lá fora, a atração atrai milhões de turistas anualmente.
Outra proposta é construir hotéis três e quatro estrelas na orla de Itaipuaçu. O complexo, projetado para atender a diferentes públicos, pretende combinar sofisticação e acessibilidade, ampliando as opções de hospedagem da região.
A criação de um gigantesco aquário, de um zoológico e de um centro de convenções também já está no roteiro da cidade, que quer ser reconhecida por sua infraestrutura turística.
— Estamos trabalhando muito para fazer com que Maricá seja a grande cidade do mundo. Muitos conhecem o Festival de Cannes, as festas de Ibiza. Daqui a dois ou três anos, todo mundo vai saber onde fica Maricá. Em cada lugar do mundo, vão saber que a nossa cidade é uma das cidades mundiais do turismo, da cultura, da tecnologia — projeta o prefeito Washington Quaquá.
O investimento total que será necessário para realizar esses projetos não foram divulgados ainda.
Turismo = emprego
Se o setor turístico cresce, os empregos na cidade também aumentam. Ainda não existe uma previsão exata de quantos postos serão gerados com todos os projetos, mas apenas na criação do parque temático Puy Du Fou 8 mil empregos devem ser abertos, sendo 5.600 durante a construção e 2.400 vagas diretas na operação do parque. Mas, com os outros projetos, o número de empregos tende a crescer ainda mais.
— Maricá vai ser definitivamente a cidade que todos nós sonhamos e pela qual estamos há 16 anos trabalhando. Faremos o estabelecimento de abrigamento do mar, de marinas e de piscinas artificiais. A ideia é ter barcas e, sobretudo, catamarãs, ferryboats que possam levar inclusive carros para o Rio de Janeiro. Essa é uma experiência que existe em outros lugares do mundo. Vamos transformar Maricá em uma cidade mundial, respeitada pelo turismo e pela cultura — prevê o prefeito Quaquá.
O que vem por aí em Maricá
A prefeitura aposta em muita coisa! Veja alguns pontos:
Fonte: Extra