BANNER

Prefeito vive "dia de gari" contra entulho e lixo descartados de forma irregular

Wladimir destaca que existem Pontos de Entrega Voluntária de Entulho em vários bairros

Por RJNEWS em 08/02/2025 às 15:34:06
Wladimir se passou por gari, para mostrar à população a importância de manter a cidade limpa

Wladimir se passou por gari, para mostrar à população a importância de manter a cidade limpa

O governo municipal está monitorando, através de câmeras, descartes irregulares de lixos e entulhos em Campos dos Goytacazes (RJ). O prefeito Wladimir Garotinho diz que há vários pontos críticos e decidiu acompanhar o trabalho da equipe da Subsecretaria de Limpeza Pública, visando conscientizar a população, para evitar que o quadro permaneça.

Segundo Wladimir, existem vários Pontos de Entrega Voluntária de Entulho (Peves) em locais estratégicos. Ele apela à população para o descarte correto e em local apropriado. "A cidade fica melhor quando os cidadãos cuidam dela; o serviço de coleta e lixo funciona regularmente", pontua o prefeito.

Durante o trajeto feito com a equipe da Limpeza Pública, nessa sexta-feira (7), Wladimir diz que observou uma quantidade grande de lixo e entulho acumulados em terrenos, descartados irregularmente. Um dos locais foi o bairro Usina São João, no subdistrito de Guarus. O prefeito explica que a intenção não é multar ninguém, mas ter uma cidade mais limpa.

"Uma cidade mais limpa é uma cidade melhor e uma cidade melhor é aquela que todos cuidam", reafirma Wladimir realçando: "O descarte de lixo e entulho em local estruturado especificamente para esse fim faz toda a diferença para uma Campos mais sustentável; e ainda ajudamos o trabalho do pessoal da Limpeza Pública".
Há Peves instalados na Penha, Flamboyant, Zuza Mota, Eldorado, Julião Nogueira, Parque Aurora, Goitacazes, Ururaí, Caju, Santa Rita (atrás do Hospital Geral de Guarus) e Santo Amaro (Baixada Campista). Todos funcionam diariamente (inclusive finais de semanas e feriados), das 7h às 19h, informa a secretária de Serviços Públicos, Simone Muniz.

CRIME AMBIENTAL - "A Subsecretaria de Limpeza Pública, Praças e Jardins está implantando mais dois Peves, em construção em Travessão e em Guarus, entre os Parques Guarus e Lebret", aponta Simone lembrando que os Peves não são para descarte de lixo doméstico ou comercial.

A secretária assinala que são pontos para recebimento de inservíveis, como móveis velhos ou quebrados; material orgânico, como galhadas, material de capina, de limpeza de quintais; resíduos de pequenas construções, pequenas reformas residenciais: "Nosso município conta com um sistema eficiente de coleta de lixo residencial e comercial", reforça.

"Não há motivos para a população descartar o lixo de suas casas ou de seus comércios, como restaurantes, nas ruas, avenidas e terrenos", enfatiza Simone alertando que, despejar lixo e entulho em vias públicas, configura crime ambiental: "Esse tipo de descarte irregular é crime ambiental e essa prática não pode passar impunemente".

Sobre a iniciativa de Wladimir, a secretária comenta que o prefeito está pedindo a conscientização das pessoas visando eliminar pontos críticos de descarte: "Existem equipamentos em nosso município, com o serviço ofertado de graça para a população. Então, pedimos que os munícipes nos ajudem nessa fiscalização. Lixo na rua compromete o meio ambiente, a saúde pública".

Fonte: O Dia

Comunicar erro
Corretora

Comentários

Zion