Com a proximidade do carnaval, o Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé está se preparando para o Dia D de Doação de Sangue, que vai acontecer no dia 15 de fevereiro, das 7h30 às 17h, na sede do Hemocentro. A iniciativa visa reforçar a sensibilização e incentivo à captação de doadores de sangue, principalmente para atender as demandas no período da folia. Os voluntários poderão comparecer na unidade localizada na Rua Doutor Bueno, 40, no Centro, em prédio anexo ao Hospital São João Batista.
Para que o estoque sanguíneo fique em um limite satisfatório, é preciso que a população doe qualquer tipo de sangue. Cada doação pode salvar até quatro vidas. Para facilitar o atendimento, o interessado pode agendar a data e hora da doação no Portal da Prefeitura de Macaé pelo link
macae.rj.gov.br/conteudo/leitura/titulo/doacao-de-sangue-macae. A unidade recebe todo tipo de sangue e cada doador pode contribuir para salvar até quatro vidas.
O Serviço é responsável por abastecer o Hospital Público Municipal (HPM), Hospital Público Municipal da Serra, Hospital São João Batista, Pronto Socorro Municipal e ,ainda, os municípios de Carapebus e Conceição de Macabu, além de outras cidades sem caráter de urgência. O espaço conta com uma equipe multidisciplinar composta por dois médicos especialistas, três enfermeiras, assistente social, três biólogas, biomédica, além de auxiliares e técnicos de enfermagem e laboratório, auxiliares de serviços gerais e recepcionistas.
O coordenador Administrativo de Hemoterapia, Denio Marinho, disse que o objetivo da campanha é manter um estoque capaz de suportar a demanda com segurança. "Tivemos uma campanha de verão muito eficiente, mas temos um compromisso com a população de realizar uma média de três vezes ao ano, o Dia D aos sábados. A intenção da campanha é melhor atender o período antes, durante e após o carnaval. Também é muito importante o comparecimento do doador permanente ou não, para atendermos diversos procedimentos médicos que necessitam de transfusão de sangue ou de plaquetas", finalizou. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2796-1756 ou pelo e-mail
[email protected].gov.br.
Os requisitos básicos para doação são:
* Estar em boas condições de saúde
* Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de 18 anos só podem doar mediante o consentimento formal dos responsáveis)
* Pesar no mínimo 50kg
* Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
* Estar alimentado e bem hidratado (evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação)
* Apresentar documento original com foto recente, emitido por órgão oficial