Ambiente e INEA reforçam cooperação técnica

O objetivo é ampliar a execução de projetos em andamento e instituir novas ações de preservação de nascentes

Por RJNEWS em 18/08/2021 às 17:14:48
O nosso objetivo é o mesmo, cada um dentro da sua atribuição

O nosso objetivo é o mesmo, cada um dentro da sua atribuição", destacou Júnior Luna

Campanhas e programas de trabalho que visam aprimorar a estratégia de conscientização sobre práticas de preservação dos recursos naturais locais serão desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade junto à superintendência regional do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), através de uma parceria de trabalho que foi reforçada nesta semana.

O objetivo é ampliar a execução de projetos em andamento e instituir novas ações de preservação de nascentes, reflorestamento e acolhimento de animais silvestres resgatados. Esses trabalhos foram destacados na manhã desta quarta-feira (18), no encontro do secretário Municipal de Ambiente e Sustentabilidade, Júnior Luna, com o superintendente do INEA Macaé, Ronaldo Paes Leme.

"A nossa prioridade, agora, é estabelecer um trabalho integrado com o INEA para fomentar novas ações e ampliar programas já em execução. O nosso objetivo é o mesmo, cada um dentro da sua atribuição", destacou Júnior Luna.

Programas realizados pelo INEA e Secretaria Estadual do Ambiente, como o "Limpa Rio" e o "Floresta Amanhã", também foram destacados no encontro. Essas iniciativas do governo do Estado ajudam a recuperar redes naturais de drenagem e auxiliam a proteção da cidade contra os efeitos das chuvas. "Preservação é desenvolvimento. A união de esforços contribui de forma direta com o crescimento da cidade e permite garantir ao meio ambiente o devido cuidado e proteção", reforçou Ronaldo.

A Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade e o INEA em Macaé irão iniciar também discussões sobre práticas sustentáveis junto às atividades econômicas de base do município, com objetivo de estabelecer a conscientização sobre a necessidade de preservação de recursos naturais. A equipe do INEA apresentou ao secretário um estudo que aponta as áreas prioritárias para o desenvolvimento de projetos de mapeamento das áreas sensíveis de nascentes e mata ciliar, que precisam de programas de proteção e reflorestamento.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion