Poderosos incêndios florestais devastam comunidades ao redor de Los Angeles, na costa oeste dos Estados Unidos, deixando ao menos cinco mortos, vários feridos e dezenas de milhares de pessoas evacuadas, informaram as autoridades nesta quarta-feira (8), que temem que o balanço de mortes continue aumentando.
"Hoje cedo, informamos que tivemos duas mortes e, infelizmente, aumentou para cinco, à medida que avançamos por esta área", disse o xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna, à estação de rádio KNX.
"Estou rezando para que não encontremos mais, mas não acho que será o caso", acrescentou.
As fatalidades foram registradas no incêndio Eaton, em Altadena, subúrbio ao norte de Los Angeles, donde as chamas já consumem mais de 4.280 hectares.
Múltiplos incêndios foram declarados na região, assolada por ventos poderosos, nas últimas 24 horas.
O primeiro deles começou na manhã de terça-feira em Pacific Palisades, um subúrbio luxuoso de Los Angeles cobiçado por celebridades e estrelas de Hollywood.
As chamas consumiram mais de mil estruturas e cerca de 6.390 hectares, informaram as autoridades.
Centenas de bombeiros lutam no ar e no solo contra as chamas descontroladas, intensificadas por fortes rajadas de vento que se agravaram durante a noite no sul da Califórnia.
Outros dois incêndios eclodiram ao redor de Los Angeles, colocando outras milhares de pessoas sob ordens de evacuação.
"Juntos, esses incêndios estão levando os serviços de emergência ao limite", disse Kristin Cowley, do departamento de bombeiros da cidade.
Cowley detalhou que há vários civis feridos, bem como efetivos dos bombeiros.
Mais de um milhão e meio de pessoas estão sem energia elétrica no sul da Califórnia, o que dificulta a comunicação.
A cidade amanheceu com aspecto apocalíptico, coberta por nuvens cinzas e alaranjadas, além de árvores caídas e várias de suas palmeiras características quebradas devido à força dos ventos.
A força dos incêndios que avançam simultaneamente desafia até mesmo as reservas de água da cidade.
Muitos hidrantes secaram durante o enfrentamento das chamas, e o Serviço de Água e Eletricidade de Los Angeles pediu aos cidadãos que economizassem o recurso.
'Modo pânico' Os incêndios começaram em um ambiente de baixa umidade e justo quando os chamados ventos de Santa Ana, característicos nesta temporada do ano na Califórnia, avançam com força na região.