Agricultura debate uso de plantas medicinais

Por RJNEWS em 30/11/2024 às 15:30:30
Iniciativa foi voltada a idosos da Casa da Terceira Idade de Santa Paula

Iniciativa foi voltada a idosos da Casa da Terceira Idade de Santa Paula

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, promoveu na manhã desta sexta-feira (29/11) um debate sobre o uso de plantas medicinais na Casa da Terceira Idade de Santa Paula.

A ação é uma iniciativa do projeto Unidades Agroecológicas da Cooperar em Maricá, em parceria do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) de Inoã e da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade.

O evento teve como objetivo promover a saúde dos idosos, por meio do uso de ervas medicinais, onde foram apresentadas as potencialidades e importância delas para o bem-estar, além da capacitação de agentes comunitários de saúde que atuam na região, para entender a importância do projeto e na criagem das famílias, com a distribuição dos alimentos. Além do diálogo, participantes puderam manipular algumas ervas.

Joyce Pereira, psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Santa Paula, comenta sobre a possibilidade de reunir moradores e profissionais para o aprofundamento do assunto.

"Nós temos um projeto aqui no distrito de Inoã de distribuição de alimentos orgânicos produzidos nas unidades agroecológicas do município. Fazemos uma triagem e distribuímos esses alimentos para as famílias mais vulneráveis do território que estejam vivendo com insegurança alimentar. Além dessa distribuição de alimentos, temos essa primeira oportunidade de nos reunirmos para formação, diálogo, e capacitação", disse.

"O projeto já existe há cinco anos e nós distribuímos os alimentos produzidos nas hortas para 14 instituições do município. Além de entregar os alimentos a longo desses anos, a gente também entrega ervas medicinais e começamos a ter a necessidade de explicar como é que se usam essas ervas. A nossa ideia é expandir essa ideia para o município, porque a demanda ainda é muito grande", disse Andrea Maas, coordenadora do projeto Unidades Agroecológicas da Cooperar.

População aprova a iniciativa

Denis Almeida, de 65 anos, comentou sobre a importância do uso de ervas medicinais, como uma alternativa do uso de medicamentos da indústria farmacêutica. "Nem sempre temos a possibilidade de comprar certos remédios, e com essa iniciativa da Prefeitura, alivia o bolso de quem não tem condição de comprar", disse o morador de Inoã.

"Sempre que posso, participo das atividades aqui da Casa. Essa roda de conversa foi muito importante para conhecermos novas formas de nos manter saudáveis através dessas ervas naturais", disse Ângela de Carvalho, de 67 anos.

Fonte: ASCOM

Comunicar erro
Casa e Roupa

Comentários

Zion
Luxhoki