O I Congresso de Gestão de Pessoas na Administração Pública Municipal, promovido pela Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos, foi aberto nesta terça-feira (05), na Câmara de Vereadores de Macaé. O evento tem como principal objetivo a capacitação dos gestores e reuniu, neste primeiro dia, mais de 200 participantes de diversos órgãos.
"A finalidade é capacitar os gestores e buscar caminhos que promovam a eficiência e a eficácia na gestão de pessoas. O servidor público municipal de Macaé é o principal elo entre o Poder Executivo e a população. Investir na capacitação é investir diretamente na qualidade dos serviços oferecidos à nossa população", disse o Secretário Adjunto de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino.
A abertura do congresso foi marcada pela palestra "O Ato de Servir ao Público", proferida pelo padre Gleison Lima, da Paróquia Santo Antônio. Durante sua fala, o padre ressaltou a essência do serviço público como um compromisso com a população. "Servir ao público é estar à disposição, prestar serviços, ajudar e facilitar o caminho para os outros", pontuou.
Na sequência foi abordado o tema "Liderança e Gestão de Equipes", com o professor doutor Evandro Julião, da Fundação Getúlio Vargas. "Nós mencionamos o termo Recursos Humanos, é conhecido, todo mundo fala. A gente é mais do que um recurso. A gente é gente. Nós somos pessoas. E, como pessoas, nós somos elos cheios de emoção. Vamos nos colocar no lugar do outro, isso é uma liderança humanizada", salientou.
As técnicas da Secretaria de Esportes Francine Farah, Tatiana Tauil e Karinne Sanguedo fizeram a abordagem "Ergonomia – Ginástica Laboral – Espaço Ergonômico: Desvendando os Segredos da Ginástica Laboral e Prevenção de Lesões". "A ginástica laboral é usada para auxiliar na prevenção de lesões no ambiente de trabalho e também para destacarmos a importância da atividade física para a da saúde das pessoas", disse Francine. As servidoras promoveram uma breve aula, com a plateia executando alguns exercícios.
Logo depois houve a palestra "Os Desafios Atuais da Gestão de Pessoas na Administração Pública", com o professor doutor da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Carlos Maurício Fróes. "Uma gestão municipal bem sucedida é a que sabe conquistar, motivar e fazer com que essas pessoas aprendam e apliquem esses conhecimentos", comentou.
"Conhecendo a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAa)", com coordenador geral interno Wallace Gomes Batista, encerrou o primeiro dia de Congresso. "O objetivo da CIPAa é a prevenção de acidentes e de doenças decorrentes de trabalho, preservando a vida e promovendo a saúde", concluiu.
O evento prossegue nesta quarta (06) e quinta-feira (07), no mesmo local, das 8h30 às 12h30.
A sequência da programação é a seguinte:
Quarta-feira (6)
"A Importância do Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) nas organizações públicas", com o Dr. Armindo Rosa.
"Implementação e Panorama Atual do eSocial", com o Secretário de Administração da Prefeitura de Magé, Jocelino Cabral.
"SESMT em Magé", com Felipe Lima.
"Bem-Estar e Saúde do Trabalhador", com a fisioterapeuta Flávia Santos.
"Processo Administrativo Disciplinar (PAD): Aspectos Legais e Melhores Práticas", com o Dr. Valter Shuenquener.
Quinta-feira (7)
"O Papel do Regime Próprio de Previdência para as Prefeituras e seus Servidores", com a diretora previdenciária do Macaeprev, Hélida Márcia da Costa Mendonça Damasceno.
"Previdência Complementar – Exigências Governamentais e Implementação", com integrante do BB Previdência.
"Painel Experiências na Implementação de Boas Práticas em Qualidade de Vida e Bem-Estar do Servidor", com a coordenadora da Casa do Servidor Municipal de Macaé, Fabieni Rodrigues.
Fonte: SECOM Macaé