Jornada G20 do fórum da ALERJ debate os desafios do mercado de trabalho frente a IA

Por RJNEWS em 05/11/2024 às 17:46:50
Especialistas abordaram o tema no segundo dia do evento que acontece no Palácio Tiradentes

Especialistas abordaram o tema no segundo dia do evento que acontece no Palácio Tiradentes

No segundo dia de debates da Jornada G20, promovidos pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o evento reuniu nesta terça-feira (05/11) especialistas que discutiram o futuro do mercado de trabalho e o empreendedorismo diante das novas tecnologias, especialmente a Inteligência Artificial. O encontro, realizado no Palácio Tiradentes, sede histórica da Alerj, acontece até a próxima sexta-feira (08/11) e tem como objetivo construir um documento com propostas a serem encaminhadas à Cúpula do G20 no Brasil.

Abrindo o painel de debates, a presidente do MentorApp, Marcilene Scantaburlo, ressaltou a importância do evento para engajar a sociedade civil em temas fundamentais. "É essencial promovermos esses debates, pois eles nos permitem conhecer diversas iniciativas já em andamento em todo o Estado, que estão, sim, gerando impactos reais em vários setores. Além disso, é uma oportunidade para pensarmos juntos em soluções para o futuro," afirmou.

Scantaburlo também destacou sua preocupação com o futuro do mercado de trabalho diante das novas tecnologias: "O avanço tecnológico não é um problema. Precisamos encontrar formas de usá-lo a nosso favor, aprimorando as dinâmicas de trabalho."

O vice-presidente de Funding da Assespro RJ e CEO da Stefanini Ventures, Bruno Mondin, também apresentou uma visão otimista do uso da inteligência artificial no cotidiano do mercado de trabalho. Ele defendeu que é preciso ter um olhar amplo para o potencial desse setor e não esperar que apenas os jovens lidam com esse novo universo.

"Na velocidade que as tecnologias estão sendo criadas fica demonstrado que há a necessidade de ampliar o perfil de profissionais que lidam com elas. É preciso treinar quem já está no mercado de trabalho para que haja o uso adequado dessas ferramentas", afirmou Mondin.

Diretor do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, Washington Reis apontou que a pandemia de Covid-19 demonstrou que as ferramentas tecnológicas podem ser grandes aliadas quando se trata de otimizar as tarefas básicas: "Ao automatizar algumas funções usando inteligência artificial damos espaço para que o humano se aprimore em habilidades e competências próprias, como o trabalho em equipe e a inteligência emocional".

Sustentabilidade

O desenvolvimento social e sua relação com iniciativas de preservação do meio ambiente foi tema da apresentação do diretor executivo do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (Ifes), Vinícius Crespo. Ele apontou que, no Brasil, apenas 4% dos resíduos sólidos que poderiam ser reciclados são enviados para esse processo.

"Infelizmente, 77% dos brasileiros sabem que o plástico é lixo reciclável, mas descartam de forma inadequada. Por isso, para resolver a questão do lixo precisamos de educação ambiental", afirmou. Por outro lado, ele apontou que o Brasil já é um player mundial quando o tema é reciclagem, já que o país é líder mundial no reaproveitamento de latas de alumínio, por exemplo.

Também estiveram presentes no evento o professor da Fundação Dom Cabral, Paulo Vicente Alves; e o diretor da empresa RioSoft, Paulo Milet.


Confira a programação dos próximos dias de debates:

6 de Novembro (10h às 14h)

Tema 1 - Think Tanks (T20): Desafios Globais e Políticas Inovadoras: Caminhos para Combater Desigualdades e Promover o Crescimento Sustentável no G20

Discussão sobre o papel dos think tanks em criar soluções inovadoras e políticas baseadas em evidências para os desafios globais, incluindo pobreza, mudanças climáticas e comércio global.

  • Tema 2 - Startup20: Inovação Sustentável e Financiamento Verde: Impulsionando Startups e PMEs para um Futuro ESG

Análise sobre o papel das startups e pequenas empresas no desenvolvimento de soluções sustentáveis, alinhadas aos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança), e a importância de um ambiente regulatório favorável ao financiamento verde.

7 de Novembro (14 às 17h)

Tema 1 - Science (S20): Inteligência Artificial e Bioeconomia: Caminhos Éticos e Inovadores para o Desenvolvimento Sustentável

Debate sobre o uso da inteligência artificial para impulsionar a bioeconomia, destacando seus desafios éticos e o impacto nas áreas de saúde, agricultura e energia.

  • Tema 2 - Oceans 20 (O20): Economia Azul e a Proteção dos Oceanos: Estratégias para um Futuro Sustentável

Discussão sobre como a economia azul pode promover o crescimento econômico sustentável sem comprometer os ecossistemas oceânicos, com foco na pesca sustentável, energia renovável marinha e turismo ecológico.

8 de Novembro (10h às 14h)

Tema 1 - Y20: Juventude e Empreendedorismo Social: Transformando Desafios em Oportunidades

Reflexão sobre o papel da juventude no empreendedorismo social, destacando iniciativas que geram impacto econômico e social positivo nas comunidades.

  • Tema 2 - W20: Empoderamento Feminino e Igualdade de Gênero nas Economias Globais

Discussão sobre a importância da participação feminina nas esferas econômicas e políticas, com foco em políticas que promovam igualdade de gênero.

Fonte: ALERJ

Comunicar erro
Casa e Roupa

Comentários

Zion
Luxhoki