A Secretaria Municipal de Saúde de Carapebus promoveu, nesta quarta-feira (23), uma ação de grande importância dentro das campanhas Outubro Rosa e Verde, que visam conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama e da sífilis congênita. A iniciativa, realizada nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ubás e Capelinha, mobilizou profissionais da área e moradores a partir das 8h, com o tema "Ei garota, se toca!", reforçando a mensagem de autocuidado e detecção precoce.
Durante o evento, mulheres entre 25 e 64 anos tiveram a oportunidade de realizar exames preventivos essenciais, como o Papanicolau, voltados à detecção precoce de alterações que possam indicar o câncer de colo do útero. Paralelamente, mulheres de 15 a 45 anos também puderam fazer testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C, ampliando o escopo de cuidados com a saúde feminina.
As atividades também contaram com palestras educativas, abordando de forma detalhada a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama e da sífilis congênita, doenças que impactam milhares de vidas todos os anos. Os profissionais de saúde destacaram a relevância de atitudes preventivas e do acesso regular a serviços de saúde, principalmente em comunidades mais afastadas.
O Outubro Rosa é tradicionalmente voltado à conscientização sobre o câncer de mama, mas, em Carapebus, a campanha foi expandida com a inclusão do Outubro Verde, destacando o combate à sífilis congênita. Essa iniciativa reforça o compromisso contínuo do município em cuidar da saúde da população de forma ampla e inclusiva, garantindo que mulheres de todas as idades tenham acesso a serviços de qualidade.
Fonte: ASCOM