A candidata a prefeita de Rio das Ostras, Katia Macillo do PT, do Partido dos Trabalhadores (PT), assinou a Carta Compromisso e adesão à Coalizão Cidades no Controle do Câncer, movimento que tem o objetivo de melhorar a vida das pessoas em tratamento, facilitar o diagnóstico e prevenir a doença. E prioriza políticas de saúde oncológica em suas campanhas e, se eleitos, em seus mandatos.
Durante a adesão, Katia explicou que essa é uma das pautas que tem mais sensibilidade por conhecer a realidade de muitos pacientes por conta da atuação no Conselho Municipal de Saúde. "Essa é uma das pautas que mais toca o meu coração. Quando coloquei o meu nome à disposição para ser prefeita de Rio das Ostras pelo Partido dos Trabalhadores (PT) muito dessa decisão se deu pela influência junto ao Governo Federal, principalmente para trazer para o nosso município o enfrentamento ao Câncer, para obter políticas de enfrentamento a essa doença", explicou.
A candidata lembra que o Câncer tem uma importância epidemiológica extraordinária. Pois é uma das principais causas de morte no país. E em Rio das Ostras, a doença que é considerada o mal do século, amplia a dor física e emocional. "Aqui, essa doença é atravessada pela falta de estrutura da saúde pública, pela falta de seriedade no tratamento e respeito aos pacientes oncológicos. Você já parou para pensar o que passa uma pessoa que descobre que tem câncer aqui, em Rio das Ostras? Onde ela faz exames, onde consegue esse diagnóstico e como faz esse tratamento? ", observou Katia Macillo.
A candidata acredita que se eleita, sendo um governo do PT, poderá pleitear políticas públicas para fortalecer exames de diagnóstico e acompanhamento. "Acredito que podemos obter por exemplo um Centro de Atendimento para pacientes oncológicos, modernizar e até construir um novo hospital. Ter mais mamógrafos e quem sabe até nos tornar uma referência no Tratamento Oncológico e saúde do estado", contou a candidata.
Atualmente o Governo Federal tem um programa de construção de Centro de Radioterapias que custa em média R$ 15 milhões. Os municípios de Vassouras e Rio Bonito já conseguiram aderir ao programa. "Quero criar uma unidade para fazer o diagnóstico e tratamento contra do Câncer. Quero viver uma Rio das Ostras em que o Sistema Único de Saúde (SUS) realmente sirva ao cidadão. Onde você possa encontrar o tratamento que necessita sem sofrimento. Esse é o meu compromisso com a população desse município que tanto amo. O nosso compromisso é fazer e trazer as políticas que tanto precisamos", informou.
Fonte: Assessoria