Camara pi 183

Empresários de Campos e Macaé participam de ações da Firjan SENAI SESI na ROG.e 2024

Por RJNEWS em 25/09/2024 às 09:31:34
Empresários participaram de uma das edições especiais do Programa Rede de Oportunidades

Empresários participaram de uma das edições especiais do Programa Rede de Oportunidades

Uma caravana com mais de 30 empresários e conselheiros da Firjan Norte Fluminense esteve nesta segunda e terça-feira (23 e 24) na tradicional Rio Oil & Gas – agora ROG.e –, um dos maiores eventos globais de energia, que acontece até 26 de setembro no Rio de Janeiro. Os empresários visitaram a feira, participaram de uma das edições da Rede de Oportunidades da Firjan – que contou com as empresas âncora SBM Offshore, Nov, Porto do Açu e Prio -, e, no fim da tarde desta terça, foram recebidos no estande da federação pelo 1º vice-presidente e presidente eleito da Firjan, Luiz Césio Caetano.

"A Firjan SENAI SESI, tradicionalmente, está neste evento porque é a principal reunião dos atores do mercado de Petróleo e Gás. E nós temos uma atuação bastante expressiva, não só participando de estudos para o segmento, como também na qualificação de mão de obra. Então, a Firjan é um parceiro importante para todos esses expositores que estão aqui presentes nesta grande edição", disse Caetano.

O coordenador da Comissão da Firjan em Macaé, Gualter Scheles, que esteve representando o presidente da Firjan Norte, Francisco Roberto de Siqueira, destacou a representatividade da região. "A Firjan SENAI SESI cumpre seu papel apresentando a empresas de todo o mundo, soluções que destacam o potencial de negócios da Bacia de Campos e do Norte Fluminense. Estamos comprometidos em fomentar um ambiente dinâmico e aberto a oportunidades de crescimento, promovendo uma energia mais sustentável, com menor impacto ambiental e maior bem-estar para todos", disse Gualter.

No estande, a Firjan SENAI SESI vem apresentando diversos estudos dos mercados de Petróleo, Gás e Energias, além de informações sobre a rede de institutos Firjan SENAI SESI de Inovação e Tecnologia. O estande também vem sendo o ponto de encontro de empresas e empresários, que têm à disposição informações qualificadas e atualizadas sobre as potencialidades do mercado de energia fluminense. Conselheiro da Firjan Norte Fluminense, José Walmir Dias, elogiou a iniciativa. "As caravanas são uma ótima iniciativa da Regional e nos dá a oportunidade de fazer networking com empresas de todos os portes e setores", comentou.

Já na terça, os 35 empresários de Campos e Macaé puderam acompanhar uma das duas edições previstas do programa Rede de Oportunidades, realizado em parceria com o Sebrae/RJ, que conecta grandes demandantes com potenciais fornecedores – que, neste dia, teve entre as âncoras uma das grandes empresas do Norte Fluminense, o Porto do Açu. Entre os empresários presentes estava John Ferreira, gerente de Suprimentos da Couto & Caetano, associada à Firjan, que presta serviço de instalações e manutenções elétricas em Macaé.

"Esta já é segunda vez que viemos, todas com o apoio da Firjan, e em todas conseguimos prospectar clientes e expandir nosso negócio. Esta edição, sem dúvida, está sendo a maior, então nossa expectativa também está bastante alta. Os primeiros contatos já foram bastante produtivos", contou John Ferreira.

Nesta quarta-feira (25), a Firjan promove uma segunda edição da Rede de Oportunidades – dessa vez com as empresas Yinson, BW Energy e TAG. Ao todo, a federação participa da ROG.e 2024 com cinco apresentações técnicas de Fernando Montera, Felipe Siqueira, Savio Bueno e Bruno Gonçalves, que compõem a equipe de Óleo, Gás, Energias e Naval da Firjan. Entre os temas apresentados estão a inserção da cadeia de fornecedores nacional nas oportunidades de óleo, gás e naval; descarbonização da indústria nacional pela ótica de bens e serviços; o diferencial do gás natural nacional a partir de uma produção associada a um petróleo competitivo; uma análise regulatória do caso britânico e perspectivas para o Brasil no mercado de Energia Eólica Offshore; e a inovação na precificação de combustíveis: a proposta de metodologia Litro de Gasolina Equivalente.

Com 40 anos de tradição, a ROG.e 2024 – organizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) – traz como lema "Conectando energias", abraçando mais atores em um cenário de transição energética e dando mais protagonismo para novas fontes de energia. Isso pode ser traduzido, por exemplo, no congresso: além de novos eixos temáticos – Soluções de Baixo Carbono; Pessoas, Cultura e Sociedade; e Financiabilidade da Transição –, ele conta com um comitê organizador e técnico mais diversos e plural. O evento conta com oito pavilhões do Boulevard Olímpico, no Porto Maravilha, e tem expectativa de receber mais de 60 mil pessoas. Entre os participantes estão Magda Chambriard, Presidente da Petrobras; Anders Opedal, CEO da Equinor; Patrick Pouyanné, CEO da TotalEnergies; entre outros.

Fonte: ASCOM Firjan

Comunicar erro
Casa e Roupa

Comentários

Zion
Luxhoki