Nesta segunda-feira (16/09), o Governo do Estado, através da Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehis), e do Instituto de Terras e Cartografia (ITERJ), promoveu o lançamento de uma ferramenta de gestão para sistematizar informações relacionadas à habitação fluminense. A cerimônia de apresentação da tecnologia, que ocorreu na Casa de Cultura Laura Alvim (Casa G20), contou também com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre estado e municípios.
O evento "Cúpula da Habitação: construindo estratégias para combater o déficit habitacional" ficou marcado pela apresentação do SIHAB-RJ – Sistema de Informações sobre Necessidades Habitacionais do Estado do Rio de Janeiro, que é uma ferramenta de pesquisa informatizada e georreferenciada para coleta de dados, monitoramento, avaliação e gestão que abrangerá informações detalhadas sobre as condições de habitação e urbanização dos municípios fluminenses.
A proposta foi concebida em consonância com a Trilha Sherpas – Desenvolvimento, do G20, que objetiva tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
SIHAB-RJ e as políticas habitacionais
O secretário de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire, destacou a importância do SIHAB-RJ para a população fluminense.
"Este evento marca um momento histórico para o estado do Rio de Janeiro. A nossa meta é realizar um diagnóstico abrangente da habitação fluminense, levando em consideração as diversas realidades e necessidades de cada região. Essa colaboração entre os municípios e o Governo do Estado permitirá que o SIHAB-RJ se consolide como uma ferramenta essencial para a gestão e planejamento das questões relacionadas à habitação, apoiando as políticas municipais e garantindo um desenvolvimento habitacional mais eficiente e integrado em todo o estado" - afirma Dauaire.
A cada atualização do SIHAB-RJ serão realizadas oficinas de capacitação para os técnicos representantes das prefeituras a fim de esclarecer as diretrizes da pesquisa, unificar conceitos a serem utilizados na coleta de informações, imagens e georreferenciamento.
Cooperação entre estado e municípios
O presidente do ITERJ, Robson Claudino, enalteceu a importância da mobilização desta segunda-feira. "É uma alegria enorme ver tantos municípios presentes neste dia. Foi uma grande demonstração de sinergia e união em prol da população fluminense".
Além do lançamento da ferramenta, o evento na Casa G20 contou com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e os municípios fluminenses. Através do compartilhamento de informações e procedimentos, a ação pretende quantificar e qualificar os dados relacionados ao déficit habitacional, analisando as condições de habitação e urbanização em cada município.
Fonte: ASCOM