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Projeto busca facilitar cancelamento de serviços de internet e telefonia

Por RJNEWS em 16/09/2024 às 23:02:17
Projeto estabelece suspensão imediata da mensalidade e prazo de 15 dias para interrupção do serviço

Projeto estabelece suspensão imediata da mensalidade e prazo de 15 dias para interrupção do serviço

A Comissão de TransparĂȘncia, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) deve elaborar parecer sobre o projeto de lei que busca tornar mais fĂĄcil para o consumidor o cancelamento de serviços como telefonia, internet e TV a cabo, por exemplo. O PL 804/2024 é de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI) e espera a designação de relator na comissão.

O projeto acrescenta entre os direitos do consumidor previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC) o cancelamento da prestação de serviço em até 15 dias da formalização do pedido, com cancelamento imediato da mensalidade. O prestador deverĂĄ fornecer aos consumidores canais específicos para essa finalidade.

A proposta também acrescenta ao CDC, como prĂĄtica abusiva, a recusa ou o não cancelamento do serviço e do contrato no prazo de 15 dias a partir do pedido feito pelo consumidor.

Ciro Nogueira também incluiu no projeto uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que garante ao consumidor que a multa rescisória de fidelização deve ser proporcional ao período de carĂȘncia. Na avaliação do senador, algumas operadoras criam clĂĄusulas de fidelidade com multas abusivas para quem não as cumpre.

"Nesse sentido, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que, nos contratos de telecomunicação com a clĂĄusula de previsão de permanĂȘncia mínima, aquela que obriga o consumidor ao pagamento integral da multa rescisória de fidelização deve ser considerada exorbitante, uma vez que deve ser calculada de forma proporcional ao período de carĂȘncia", afirma o autor.

O projeto recebeu uma emenda do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) para acrescentar a obrigação de que o canal específico para cancelamento deverĂĄ "ter qualidade e tempo de espera semelhantes ao canal disponibilizado para novas contratações".

Fonte: AgĂȘncia Senado

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