O presidente do Condetur Costa do Sol, Marcou Navega, participou na última terça-feira da reunião do Conselho de Turismo e Hospitalidade (Cetur), da Fecomércio RJ. Em pauta, a assinatura do termo de cooperação do Programa de Policiamento Integrado de Áreas Turísticas, envolvendo empresários do setor, Fecomércio e Polícias Militar (BPTUR) e Civil (DEAT). O trabalho conjunto prevê o monitoramento via câmeras de segurança integradas envolvendo os quiosques da orla da Zona Sul do Rio, os hotéis e as forças de segurança nas centrais de vigilância.
O Condetur irá acompanhar os resultados do programa, visando iniciar ações similares nas cidades turísticas da Costa do Sol, que recebem mais de quatro milhões de visitantes por ano – entre eles, 400 mil turistas estrangeiros. "Dialoguei com o BPTUR e a DEAT para iniciarmos entendimentos sobre atuar nas cidades de Arraial, Cabo Frio, Búzios, Saquarema, Rio das Ostras e Macaé, em função do número de visitantes internacionais que se dirigem para a Costa do Sol", comentou Navega.
A reunião contou com a presença do presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, e do secretário de Polícia Militar e comandante-geral da corporação, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, além da delegada da DEAT, Dra. Patricia Alemany. "Queremos ajudar e colaborar com as forças de segurança porque a Fecomércio RJ entende que é uma responsabilidade de todos, não só da polícia. Estamos prontos para fazer o que estiver ao nosso alcance", disse o presidente Antonio Queiroz.
O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Fecomércio RJ reúne órgãos do poder público e organizações representativas do trade turístico.