Prefeitura organiza programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno

Garantir sobrevivência, saúde e bem-estar para todos é mais importante do que nunca

Por RJNEWS em 25/07/2021 às 12:52:00
Dia 2 de agosto, às 14h, um evento online será realizado para abrir as comemorações

Dia 2 de agosto, às 14h, um evento online será realizado para abrir as comemorações

Experiência única entre mãe e filho, a amamentação é importante, também, para prevenir uma série de doenças. Nesta perspectiva, a Prefeitura de Macaé - por meio da Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação (Catan), da Secretaria de Saúde - já prepara, de 2 a 6 de agosto, a celebração da Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Com o tema "Proteger a amamentação - Responsabilidade de todos", a programação segue os protocolos sanitários. A coordenadora da Catan, Verônica Guimarães, ressalta a importância da data como garantia de direito e proteção. "O aleitamento materno é a base da vida e contribui para a saúde, nutrição e segurança alimentar, a curto e longo prazos, tanto em situações normais como em emergências. A pandemia da Covid-19 apresenta enormes desafios para a comunidade global. Garantir sobrevivência, saúde e bem-estar para todos é mais importante do que nunca", frisou.

Verônica acrescenta que a Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição vai trabalhar em parceria com outros setores da Saúde para fortalecer as ações de aleitamento materno no município. "Iremos fazer uma abordagem que o mesmo deve ser uma responsabilidade compartilhada, com políticas baseada em evidências para apoiar a amamentação. Mudanças adequadas nas políticas públicas e na prática podem fazer uma diferença crítica no cotidiano dos pais de crianças amamentadas", pontuou.

Dia 2 de agosto, às 14h, um evento online será realizado para abrir as comemorações, e contará com profissionais da área de saúde que irão debater a temática. O encontro será transmitido ao vivo pelo canal da Prefeitura de Municipal de Macaé, no YouTube. Ao longo da semana, os profissionais estarão fazendo abordagens nas Unidades de Saúde.

Verônica explica que a proposta das atividades é orientar e sensibilizar toda sociedade, para que essas mulheres sejam apoiadas durante o aleitamento. "Para todos nós, é hora de informar, enfocar, engajar-se e articular ações para proteger e apoiar o aleitamento materno. Isso ajudará a garantir a sobrevivência, a saúde e o bem-estar das crianças e suas famílias", avaliou, lembrando que o aleitamento materno também é um direito humano que precisa ser respeitado, protegido e cumprido.

Programação:

Dia 02/08 - 14h - Evento online (abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2021 com o tema: "Proteger a amamentação - Responsabilidade de todos". Transmissão ao vivo pelo YouTube da Prefeitura Municipal de Macaé

Participações:

Verônica Martins Guimarães - Coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição; Ísis Nazareth - Professora da UFRJ e enfermeira; Priscilla Christello - Nutricionista CATAN e membro do ambulatório de amamentação da Casa da Criança e do Adolescente.

Dia 03/08 - 9h - Casa da Criança e do adolescente - Roda de conversa com equipe da CATAN, participação da equipe do projeto Amor Líquido e exposição de fotos.

Dia 04/08 - 9h - Casa da Criança e do Adolescente - Roda de conversa com equipe do ambulatório de amamentação da unidade e nutricionistas da CATAN, relato de experiências sobre dificuldades e superações envolvidas no processo de amamentação e exposição de fotos.

Dia 05/08 - 9h - ESF Campo do Oeste - Divulgação do ambulatório de amamentação da Casa da Criança e do Adolescente, roda de conversa com nutricionistas da CATAN e profissionais da ESF e participação do grupo de extensão da UFRJ "Nasceu, e agora!? Educação em saúde para o cuidado materno com o bebê".

Dia 06/08 - 9h - NUAMC Dona Alba - roda de conversa com nutricionista do NUAMC, equipe do amor líquido e grupo de Extensão da UFRJ "Nasceu, e agora!?Educação em saúde para o cuidado materno com o bebê".

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion