Cerca de 40 representantes de empresas do setor de Construção de Campos e São João da Barra participaram nesta quinta-feira (1º) da Rodada de Negócios da Firjan e do Porto do Açu, realizada no Centro de Visitantes do Porto, em São João da Barra. Os gestores tiveram a oportunidade de conhecer os processos e demandas diretamente com os responsáveis pelos setores de compras de seis grandes empresas do complexo portuário.
"Um evento como este representa mais do que a chance de gerar novos negócios para as empresas aqui presentes. Representa também uma oportunidade de contribuir com a geração de empregos, com o desenvolvimento da região e do setor, que tem agora a oportunidade única de aproveitar um empreendimento da magnitude do Porto do Açu", disse o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, acrescentando que diversos novos negócios foram fechados a partir de eventos semelhantes realizados pela federação e o Porto desde 2020.
"A área de Construção e Manutenção Predial tem uma demanda diária dentro do complexo - até por sermos um Porto jovem, em constante manutenção e expansão, então existem várias oportunidades neste setor. Tivemos um volume alto de inscritos, mas decidimos limitar o número de participantes para que as oportunidades sejam mais bem aproveitadas. Em breve, teremos um evento ainda maior envolvendo outras categorias", pontuou a Gerente de Suprimentos do Porto do Açu, Renata Colares.
Eduardo da Silva, diretor da Silverado Construção - que atua no mercado desde 2002 com manutenção industrial e construção de casas residenciais e empresariais – participou pela primeira vez da Rodada da Negócios, e saiu com boas perspectivas. "Gostei do formato pela chance de se aproximar das grandes empresas. Conversei com a Firjan e me interessei pelo apoio jurídico oferecido pela instituição. E a conversa com as seis empresas compradoras também foi muito boa, estamos confiantes de fecharmos negócio, pois pudemos nos apresentar e eles já conheciam alguns de nossos clientes", comentou.
Já Frederico de Freitas, da Complexo Empreendimentos – associado à Firjan – já participou de três Rodadas de Negócios, mas com outra de suas empresas que fornecem materiais de construção. "Temos grandes oportunidades e precisamos ficar próximos. Com o apoio de eventos como este, já fechamos negócio com o Porto por meio da empresa de fornecimento de materiais, e agora estamos confiantes de fechar novos contratos oferecendo nossos serviços", afirmou.
Os participantes tiveram à disposição um ônibus gratuito saindo da Firjan em Campos em direção ao Porto do Açu. Lá, Andreia Arpon, especialista setorial da Firjan, falou sobre iniciativas da federação para desenvolver o setor, como o programa Licença 4.0 – que busca desburocratizar a máquina pública –, além das unidades Firjan SENAI que são referência na qualificação profissional e na melhoria de produtos e processos construtivos. Em seguida, Antônio Oliveira, gerente de Infraestrutura do Porto do Açu, falou sobre as oportunidades vigentes e traçou um panorama do complexo portuário, que tem previsão de investimentos de mais de R$ 22 bilhões nos próximos 10 anos, e já conta com o terceiro maior terminal privado de minério de ferro do Brasil. Após as apresentações, os participantes foram sendo chamados para reuniões individualizadas com as seis empresas compradoras.
Esta foi a segunda Rodada de Negócios realizada pela Firjan e o Porto, sendo a primeira focada num setor específico. No ano passado, a primeira edição do evento contou com a participação da Uenf, reunindo 11 multinacionais e mais de 100 representantes de empresas de Campos, Macaé e São João da Barra. Em 2020 e 2021, ainda na pandemia, aconteceram dois Workshop – um on-line e outro presencial – para preparar os potenciais fornecedores.
Fonte: ASCOM Firjan