Camara pi 183

Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica realiza ação em parceria com Secretaria de Ambiente

Por RJNEWS em 15/06/2024 às 23:09:59
Campanha Junho Verde segue com ações

Campanha Junho Verde segue com ações

Dando continuidade às atividades da campanha Junho Verde, este sábado (15) foi marcado por mais uma ação ambiental. Desta vez, o cenário foi a Lagoa de Imboassica, que recebeu o Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica – MutEco. O Junho Verde é um mês inteiro dedicado à sensibilização e conscientização da população. Cerca de 400 integrantes de cinco grupos de escoteiros, sendo quatro de Macaé e um de Rio das Ostras participaram da programação que teve como tema principal "Sempre alerta para Fiscalização Ambiental".

Desenvolvida em parceria com a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé e a Guarda Ambiental, a ação teve o objetivo de destacar o papel de cada cidadão na defesa do meio ambiente. Com o brado "Sempre alerta", os participantes dos grupos de escoteiros de Macaé; 99º, 95°, 115º e 139º, além do 5º de Rio das Ostras, se reuniram para limpeza e trilhas no Bosque da Lagoa de Imboassica e rodas de conversa com fiscais e analistas da Secretaria de Ambiente, além da Guarda Ambiental. Um dos destaques desta manhã foi o abraço à lagoa, que marcou a união dos grupos. A Secretaria de Ambiente também distribuiu durante a ação copos recicláveis com casca de coco, apresentou o tabuleiro da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé e realizou o plantio de muda da espécie nativa da Mata Atlântica, Grumixama.

Aprovação-
Os participantes elogiaram o Mutirão. Entre eles estavam Guilherme Maia (95º Grupo de Escoteiro José Passos de Souza Jr). "Estou gostando bastante. É muito legal fazer parte de ações para preservar a natureza", contou. Também satisfeita , a presidente do 139º Grupo Escoteiro Pico do Frade, Letice Dantas, pontuou que a programação deste sábado foi de suma importância. "Temos uma média de 25 integrantes no grupo, e a conscientização ambiental é um tema que faz parte do nosso trabalho. O dia de hoje será lembrado", falou. Pais atentos e orgulhosos também fizeram questão de comparecer no evento, como os casais Adriana Corrêa e Rui Porto que levaram o "lobinho" Caio, além de Sérgio Lopes junto com Gleicy Sabino, que acompanharam a escoteira Laura Lopes.

Para a Secretária de Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Sales, este é mais um momento importante do "Junho Verde". " O tema "Sempre alerta para Fiscalização Ambiental" deve ser lembrado durante o cotidiano das crianças, jovens e familiares que estão presentes no mutirão. Agradeço o apoio de toda a equipe de analistas, fiscais e guardas ambientais que estão fazendo parte desta programação. Continuaremos com outras atividades no decorrer deste mês", ressaltou acompanhada da coordenadora de Políticas Públicas da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Monique Franco.

Já o coordenador geral da programação e presidente do 99° Grupo Escoteiro Mafeking - Macaé, Ednilson Régis, agradeceu e parabenizou todos os escoteiros. " A ecologia é a base de tudo. Com certeza este momento será importante e inesquecível para os grupos que estão fazendo parte do Mutirão. Agradecemos a parceria da Prefeitura de Macaé, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Guarda Ambiental e Comunicação, e a todos os profissionais que se envolveram neste trabalho", finalizou.

Vale lembrar, que até o final deste mês seguem as ações que fazem parte da Campanha Junho Verde. A Secretaria de Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Guarda Municipal, NUPEM e outros apoiadores estão promovendo diversas atividades com a intenção de incentivar mudanças de posturas para a conservação dos bens naturais e preservação dos ecossistemas.As próximas atividades são:

19/06 – 8h- Limpeza Ilha do Francês.

19/06 – 9h- Apresentação do projeto "Sensitrilha" com alunos da educação inclusiva no Parque Atalaia.

26/06 – 9h- Lagoa de Imboassica - 3ª etapa do projeto "Resgatando o passado e semeando o futuro" com alunos do colégio Municipal Renato Martins, Projeto "Canoa na Lagoa" e ação de limpeza na margem da Lagoa.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro
Casa e Roupa

Comentários

Zion
Luxhoki