A cidade de Macaé se prepara para receber, na próxima semana os convidados para o Macaé Energy, evento correalizado pela Firjan SENAI, SEBRAE/RJ e Prefeitura Municipal de Macaé. Ao todo, o encontro deve reunir mais de mil participantes ao longo de três dias de intensa programação. A cerimônia de abertura na terça-feira (11) contará com a presença de importantes autoridades, incluindo representantes do Governo do Estado, membros do legislativo e do Ministério de Minas e Energia. Além disso, o evento traz a participação de 70 palestrantes que irão compartilhar insights e atualizações sobre temas cruciais nos mercados de energia. A programação seguirá até quinta-feira (13). Para mais informações sobre o evento, acesse este link.
Os participantes terão a oportunidade de conhecer as demandas de seis grandes empresas do setor – Petrobrás, Equinor, Foresea, Halliburton, SLB e Ocyan. De acordo com a Firjan, a metodologia aplicada para o cruzamento de demandas e potenciais fornecedores, exige um trabalho prévio e pós-evento, para acompanhamento e monitoramento dos resultados de atendimento. O Macaé Energy é resultado de um projeto colaborativo entre a Firjan SENAI e o SEBRAE/RJ, com o objetivo de fortalecer a participação de micro e pequenas empresas nos mercados de óleo, gás, energias e naval.
Segundo a Gerente Geral da Firjan, Karine Fragoso, "a seleção de painéis e palestras do primeiro dia de evento priorizou a visão sobre a atuação das empresas do encadeamento produtivo que suportam as atividades desses mercados, dando assim maior visibilidade aos fornecedores fluminenses". Para o dia, também, serão destaque as discussões sobre a produção offshore incluindo painel dedicado para questões de campos maduros e temáticas tributárias.
A evolução tecnológica e a demanda por financiamento que suportam e suportarão o caminho de Macaé, Rio de Janeiro e Brasil na trajetória de agregação de energia com descarbonização e garantia de qualidade de vida, incluindo as mais diversas fontes de energias, será o eixo temático do segundo dia do evento (12). Nesse dia será lançado, também, o caderno "Transição e Integração Energética no Rio", elaborado pela Firjan SENAI SESI e com participação de diversos agentes chave do mercado.
Para o terceiro dia (13), além da edição especial do Rede de Oportunidades, momento de conexão entre fornecedores e demandantes, serão realizadas três Arenas de Discussão. Nas arenas o público encontrará mais informações sobre os ambientes de Saúde e Segurança Offshore, Inovação e Aplicações Sustentáveis e Práticas de Capacitação Profissional, incluindo cases sobre Trilhas de Carreira.
VEJA A PROGRAMAÇÃO:
1º Dia – 11 de junho
9h – Abertura do evento: Firjan, Sebrae, Prefeitura de Macaé, Governo do Estado e representantes dos Legislativos estadual e federal
10h – Palestra especial: "Construindo futuros com parcerias estratégicas". Firjan, Firjan SENAI, FIERN e SENAI RN
10h30 – Painel "Novas perspectivas para a cadeia produtiva." ONIP, Equinor, Rede PetroBC, Metroval, EBSE e Subsea7
14h – Painel "Produção offshore no Brasil". Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Macaé e Ocyan
15h30 – Painel "Campos Maduros". PRIO, Trident, BW Energy, 3R Petroleum, Perenco, ABPIP e Governo do ERJ/SEENEMAR
17h – "Impactos tributários e a Reforma". Firjan, Infis e CIDENNF
2º Dia – 12 de junho
9h – Palestra especial. Firjan, Petrobrás/UN-BC e ARQE Energia
10h – Painel "Energia em foco – caminhos da transição". Sacor, Firjan SENAI Neoenergia, ABH2, Prumo e EPE
14h – Painel "Gás Natural – Transformador econômico". ATGás, Agenersa, TAG e SG Advogados
15h30 – Painel "PD&I e as tecnologias aplicáveis na transição energética". Firjan SENAI, SBM, Ouronova e Petrobrás/CENPES
17h – Painel "Investimentos e financiamentos – construindo soluções". Martinelli Advogados, Finep, BNDES, Caixa e Consulado Britânico
3º Dia – 13 de junho
Sala 1 – Painéis técnicos
10h – Saúde e segurança. Firjan SESI, Selva Brasil e Rede D"Or
14h – Requisitos da indústria. Firjan SENAI, PRIO e DOF Subsea
16h – Trilhas de carreira. TN Petróleo, ABIMAQ e Brunel
Sala 2 – Rede de Oportunidades especial
10h – Foresea, SLB, Halliburton, Ocyan, Equinor e Petrobrás
Fonte: Petronoticias