Camara pi 183

Curso gratuito de Gestão em Ergonomia está com inscrições abertas

Por RJNEWS em 07/06/2024 às 20:42:00

O Núcleo de Estudos em Gestão, Ergonomia e Projetos (NEGEP) do Instituto Politécnico (IPoli) da UFRJ Macaé, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), promove entre o período de 19 de junho a 18 de setembro o curso de extensão universitária de "Gestão em Ergonomia, Fatores Humanos e Segurança Operacional no setor de O&G". Trata-se de um curso gratuito, com carga horária de 48 horas. As inscrições começaram nesta sexta-feira (7) e vão até dia 11 por meio do link https://forms.gle/pi9hPFgdWHB3a4mK8.


As aulas serão ministradas de forma presencial, no turno da noite, das 18h30 às 22h30, sempre às quartas-feiras. Trata-se de um curso de extensão universitária que visa apresentar uma abordagem teórica e prática de ergonomia, fatores humanos e segurança operacional envolvendo os principais eixos: cultura de segurança, gestão da segurança operacional, gestão de projetos e fatores humanos, gestão de processos, engenharia do trabalho e a ergonomia da atividade, exigências legais de fatores humanos, gestão de riscos psicossociais e a gestão da saúde ocupacional no setor de óleo e gás e os sistemas de gestão.


O curso tem como público alvo profissionais da indústria de óleo e gás, como gestores, executivos, engenheiros, empreendedores, pesquisadores, técnicos e demais profissionais interessados na temática de saúde e segurança.


A proposta é ampliar as possibilidades de pesquisas, estudos e projetos acerca do universo da Ergonomia, Fatores Humanos e Segurança Operacional, bem como, conectar as diferentes partes interessadas (stakeholders) de Macaé.


De acordo com o professor doutor Thiago Gomes de Lima, Diretor Geral do Instituto Politécnico e Coordenador do Laboratório NEGEP, os participantes serão imersos em conteúdos estratégicos, aprenderão ferramentas de aplicabilidade imediata e conhecerão cases de sucesso de diferentes empresas nacionais e internacionais.


- O universo da ergonomia e dos fatores humanos leva-se em consideração diferentes fatores como: físicos, cognitivos, sociotécnicos, organizacionais, ambientais, bem como as interações complexas entre o ser humano e outros seres humanos, o meio ambiente, as ferramentas, os produtos, os equipamentos e a tecnologia. Portanto, o curso foi organizado em 12 módulos incluindo alguns com a participação de pesquisadores de universidades internacionais – informou.


Segundo ele, trata-se de um curso de extensão pioneiro, e que pretende fortalecer as discussões regionais acerca da segurança nas operações. As atividades serão coordenadas pelos professores (as) doutor Thiago Gomes de Lima, mestre Luisa Lemos Vilaça e mestre Denise Siloto.



Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro
Casa e Roupa

Comentários

Zion
Luxhoki