BANNER

A face da cultura macaense

Merecemos mais respeito

Por Sergio em 22/12/2024 às 08:08:12

A face da cultura macaense.

Até quando teremos uma cidade sem raízes, sem história, sem cultura? Porque esses valores não são apreciados por quem a governa? Todos os nossos pontos históricos estão em ruínas. Não somente os históricos como o os esportivos. Lembram dos jogos do campeonato carioca em nossa cidade? Por que isso nos foi tirado? Chega de vivermos em silêncio suportando fatos, engolindo improcedências políticas, sem darem a menor satisfação a população. O resultado, são as urnas! Os governantes da época sentiram nos números de votos o quanto o povo esteve insatisfeito, com coisas desse tipo.

Temos valores que precisam ser lembrados! Nossas histórias e personagens do passado, são os responsáveis por estarmos aqui. Construíram pontes por onde atravessamos sem citar seus nomes como forma de agradecimento. Uma cidade que não homenageia suas personalidades não tem raízes. E quem já viu uma árvore sem raízes se manter em pé?

Nossas histórias culturais, deveriam estar nas escolas, sendo matéria para valorização educacional das nossas crianças. Esperamos que a nova leva de vereadores esteja antenada para esses valores, que saiam da acostumada superficialidade política vivida por aqui. Que tirem os próprios umbigos do foco e mirem o social, carente de cultura e informações. Que possam transformar as ruinas do Palácio dos Urubus em uma biblioteca, aliás nós não temos uma biblioteca. Que transformem em um museu, nós não temos um museu. Ou transforme em um ponto de indicação das nossas praias, cachoeiras, rios, lagoa e o cinematográfico arquipélago de Santana. O turismo ainda é uma das mais valorizadas divisas econômicas de uma cidade. Com a rede hoteleira que temos, restaurantes de riquíssimas culinárias, somado aos valores naturais... só fica faltando a história de como tudo isso veio a existir. Por onde passamos e quem éramos. Macaé tem história pra ser contada, mas precisamos de respeito diante a esses valores. Até quando assistir a depredação de um Cine Clube? De um Hotel Imbetiba? Do único estádio do nosso cultuado futebol? Do Poliesportivo, que custou milhões dos nossos bolsos?

Merecemos mais respeito, mais inteligência e mais honestidade! Uma cidade tão rica mas tutoreada por mentes tão pobres. Infelizmente estamos muito atrasados, mas perto de tantas oportunidades para sermos uma cidade modelo. Ainda há tempo para isso, só depende da vontade de quem dá as diretrizes.

Fonte: Imagens do Cine Clube

Corretora
Zion