Camara pi 183

Cultura não deve incomodar! Vamos abrir os olhos para ela!

Macaé culturalmente está abandonada.

Por Sergio em 10/09/2024 às 08:52:05

Roda Cultural.

A Associação Bio-Flor de Cannabis Terapêutica, Recebe para seu segundo encontro cultural amigos e pacientes, formando uma roda, de troca, de valiosas informações sobre a nossa ilustre porém esquecida história. Contos que nos faz entender os valores de Macaé. Esse resgate é fundamental para que possamos passar para as nossas crianças tais valores. Que dificilmente encontramos ao nosso alcance. Pois nos faltam os pontos culturais, que guardam essas memórias! Ou você já ouviu falar em algum museu por ai? Macaé culturalmente está abandonada. É bom dizer que evento não é cultura! evento é como vento, dura um dia e acaba.

O que estamos promovendo, é o que o governo não promove há anos. Deveríamos ter esse tipo de projeto para toda a população. Em nossos pontos históricos, museus e acontecimentos que de fato marquem a memórias das pessoas. O rico passado de nossa terra, prende a atenção de qualquer pessoa quando se começa a contar.

Uma terra que tem sua existência começada por índios, pescadores, piratas e chega ao petróleo. Resistindo todo o desgastes que a super população causou. Ela consegue até os dias de hoje, ser linda. Suas nascentes que originam cachoeiras, corredeiras, rios. Praias de aguas quentes a areias grossas, lagoas belíssimas e para fechamento do paraíso, um arquipélago cinematográfico. Sua serra proporciona esportes de aventura além de caminhadas por belas trilhas. Como não ter nas mãos contos de seu passado? Como não cuidar dos seus pontos históricos? Esse abandono reflete total ignorância. Macaé merece ser tratada com verdade! Com amor a cada momento, desde de seu nascimento. É exatamente o que paralelo a conscientização do uso da cannabis, nós faremos. Queremos cuidar da saúde e da cultura do povo de nossa cidade. Um povo bem instruído sobre seu passado, é uma gente que conhece as suas raízes.

A nossa próxima Roda de Conversas será no dia 21 de setembro as 15:00h, nesse encontro traremos um resgate de suma importância, o uso de ervas. Esquecidas assim como nossa cultura, as ervas são curandeiras e podem ir muito além que qualquer receita de um farmacólogo envenenador. Dona Celina será a nossa próxima atração. Uma curandeira que guarda as receitas das nossas avós. Muitas vezes esquecemos da poderosa farmácia que temos no fundo do quintal. Vamos fazer uma viagem a esse passado aos chás e cataplasmas, que eram os nossos curadores antes dos laboratórios.

As nossas Rodas Culturais tem um único objetivo, que é de enriquecer a todos presentes, com essas histórias que são guardadas por nossos pesquisadores e historiadores. pessoas de altíssimos valores, que merecem figurar entre esse, que aí estão, há anos, sem nunca ter olhos para os baús de valiosas lembranças e valores inestimáveis. A valorização pessoal é maravilhosa, mas dividir com quem mereça, é necessário, ainda mais quando esse terceiro, trata se de ser seu povo, sua gente!

Macaé merece uma política renovada e com olhos para sua cultura histórica.

Casa e Roupa
Zion
Luxhoki