Dia dos índios, dia de todos nós!

Por Sergio em 19/04/2022 às 15:09:34

Somos todos índios

19 de Abril de 2022
Dia do Índio já começa com um problema, o termo índio, que é uma denominação genérica dada pelos europeus invasores a partir de 1492. Isso contribui para o apagamento, pois nós não somos todos iguais. No território de Pindorama ( brasil ) existem atualmente cerca de 305 povos com culturais e identidades diferentes, 274 línguas, e em 1492, só em Pindorama, eram mais de 1200 etinias. Que foram exterminadas para que se tomasse de nós a terra, e as riquezas espirituais e naturais que existiam e existem nela.
Então o termo dia do índio já começa errado, pois não somos índios, somos tupinambá, guarani, korubo, puri, kayapó, e muitos outros povos.
Em segundo lugar, dedicar um dia aos povos indígenas ou povos originários é reforçar o apagamento e a invisibilidade de nossa realidade e de nossa existência, pois a este dia está associada à ideia de que os povos originários não existem mais, ou que são seres folclóricos, fracos e primitivos. Seres extintos ou raros, e que precisam de um diazinho no ano para serem lembrados, e, no dia seguinte, esquecidos de novo...
Dia dos Povos Originários são todos os dias de Vida, de Luta e de Resistência!
Não somos poucos escondidos nas matas da Amazônia! O país europeutizado chamado brasil é na verdade um grande e amplo território indígena. Sempre foi e sempre será. E quem nasce aqui, em terra indígena, indígena é!
Se você for morar na Europa, serás europeia, teus filhos serão europeus... Se fores para a África, serás africana. Asiática se tiveres filhos e residência na Ásia. Não é a cor da pele que irá determinar a tua cultura e a tua etnia. É o território em que nasces e no qual vives! É a identidade cultural e étnica desse território, a sua história. E a história daqui é de milhares de anos como a casa e o ambiente de moradia dos povos originários. Por 528 anos a América vem sendo invadida e estuprada, violentada pelos europeus escravizadores. Isso produziu massacres, eugenia, escravização de nativos e de importados, evangelização ( estupro espiritual ), genocídio, miscigenação forçada de corpos e de culturas. Portanto, o sanguem rolou e ainda rola. E essa terra está encharcada de sangue indígena das diversas etnias. Assim como nas veias dos chamados "brasileiros" está correndo o sangue dos povos dessas terras. Em corpos resultantes dessa história e desse barro ensanguentado. Em uma espiritualidade ancestral e contemporânea sagrada. Esse Espírito eles não podem matar. A Terra segue sendo terra indígena, terra-corpo desse espírito indígena. Por isso afirmamos: se você tem sangue indígena correndo nas tuas veias, se falas uma língua estrangeira, o português, misturada com tupi e com outras línguas nacionais, se vives em terra indígena, então tu és indígena! Somos milhões e milhões! Ocultados pela falácia plantada em nossas mentes e em nossas crenças de que somos mestiços. Mistura de branco, negro e índio. Mentira! Somos filhos das terras indígenas! Quem mora no mar, mar é, maré... Temos sangue nativo e comemos o fruto da terra, alimentado pelo sangue e o trabalho de milhares de anos de nossos ancestrais. Falamos um tupi misturado com a língua do invasor colonizador. Mesmo sem saber que essas palavras são tupi... Mesmo que os colonizadores invasores estupradores tenham tomado a tua oca e a terra das tuas aldeias, mesmo que tenham tomado a terra do teu povo e a registrado em cartórios como terras deles, mesmo que tenham escravizado os teus tamoio (avós) ancestrais, estuprado as tuas e nossas mayaras... E te obrigado, nos obrigado, contra a a nossa vontade, a viver em cidades europeias plantadas sobre as nossas aldeias ancestrais... Mesmo assim teu espíriro e a tua alma-sangue permanece sendo indígena, porque vives em tua terra! E na terra de teus ancestrais! Vives em terra indígena! Pindorama! América. A Patria Grande dos Indígenas. Tupirama, Abarama. Terra dos homens e das mulheres filhas e filhos de Tupã! Filhos e filhas da Floresta!
E por tudo isso é que o povo está voltando, retomando a sua cultura, a sua identidade, as nossas línguas e a nossa Espiritualidade!
Porque podem matar os nossos corpos, mas não podem matar o nosso Espírito e nem a nossa Alma Imortal!
Tupinambá Vive!!! Povos originários vivem!
Dia nosso é como a terra nossa. Todas as terras desse continente são terras dos povos nativos! Todos os dias sao nossos dias!
Ricardo Ajuricaba Tupinambá.
Rio, 19 de abril de 2021.
*PorTupi, PorTupi...*
Soca o capim
Que o micuim espoca
Cutuca a toca
Que o o tatu pipoca
Quara a mandioca
No girau,
Na oca do Caboclo
Tapera na taba da Caatinga
Ocara de tabatinga,
Jacaré, arara e bacurau...
Itamarandiba,
Sepetiba, ou Ubatuba,
Paraty, Paraná ou Paraíba,
Ipanema, siriguela ou siriema,
Itaquaquecetuba, Ceará ou Uberaba...
O Abaré Tamoio,
Pajé de Itapoã,
Apeia no igarapé,
Na pindaíba cata o pirá...
Aipim ou macaxeira, cauim com pirão e guaraná...
Suruí, goiaba, ananás, pirarucu...
Angu de auati ou avati... Mandacaru...
Ubirajara, Cauã, Mayara e Tayná...
Yara, Apoena, Guaracy em Paquetá...
Curumim sarará e cunhã pilam curau...
Tapioca, açaí, juçara com mingau...
Boitatá de Jaci, o Curupira...
Arapoã na caapoeira, o Caapora...
Oby, oby... Ybyporanga é Pindorama...
Sumarã é o anhanguera caraíba...
Tupã, Jurema, Ubiratã na ygaraçu...
Ygaraçu no Ypiranga da canga...
Katu... Katu...
Ricardo Ajuricaba Tupinambá.
Quilombo Sociocoletivista Aldeia Tupinambá, 30 de outubro de 2019.
Poema: Portupi, Por Tupi...
Autor: Ricardo Ajuricaba Tupinambá.
Canal da Restauração Tupinambá!
Assistam o vídeo e, se gostarem, apertem a mãozinha do gostei e se inscrevam no canal para fortalecer a nossa luta!!
*Restauração TUPINAMBÁ.*
*Aldeia da Luz!!*
Zion
Luxhoki