Max Verstappen aproveita vacilo de Charles Leclerc, vence na França e é mais líder que nunca.

Apesar do vacilo do piloto ferrarista, o Verstappen fez uma corrida de almanaque e ganhou com facilidade em Paul Ricard.

Por Gabriel Carneiro em 24/07/2022 às 13:32:56

Nesta manhã de domingo (24), aconteceu na França, em Paul Ricard, a 12° corrida do ano da Fórmula 1. Se queriam uma corrida interessante, está aí, o GP da França entregou isso. Não foi a melhor ou a mais emocionante, mas tivemos vários momentos e duelos que fizeram essa corrida mais do que alguns esperavam.

A corrida começou do jeito que imaginávamos uma briga entre Max e Leclerc, e não era para menos, principalmente pelo equilíbrio de ambos os carros. Ao que tudo indicava, esse seria o roteiro da corrida inteira, mas o que aconteceu foi que aconteceu um erro que mudou a parte de cima da corrida.

De novo, Charles Leclerc?

Quando estava livre na liderança, Leclerc viu sua prova chegar ao fim. O piloto da Ferrari perdeu o controle do carro na curva 11, na 17ª volta. Foi parar direto na barreira de pneus. Pelo rádio, Leclerc assumiu a responsabilidade e disse que errou. Após seu erro, e paradas de outros rivais, Max Verstappen saltou direto para a liderança.

Esse foi mais um de alguns erros que o próprio Charles já cometeu ao longo do campeonato junto a sua equipe Ferrari. Erro bem parecido e que custou ao menos um pódio para o monegasco foi na Itália, casa da Ferrari, quando o mesmo rodou na pista e ficou de fora do pódio. Hoje, falhou e perdeu a corrida, e acabou sem pontuação.

Mercedes e pilotos em sintonia

1° pódio duplo da Mercedes no ano, e melhor colocação de Lewis Hamilton nas corridas que já aconteceram nessa temporada. Grande corrida de ambos pilotos, que mostra a evolução do carro até aqui e que vem credenciando a briga, ao menos, no campeonato de construtores. Quarto pódio seguido do 7 vezes campeão, seu companheiro também chega ao quarto pódio na temporada.

Max Verstappen

Apesar do "presente" do rival, Max Verstappen foi para cima desde o início da prova, o que mostrou a gana de vencer mais um GP. O piloto holandês começou sua caça ao primeiro lugar. Colado no adversário, o atual campeão não poupou esforços no início para tomar a frente. Leclerc, porém, resistiu de forma heroica. Ainda que conseguisse levar sua RBR ao limite, Verstappen não conseguia espaço para a manobra. Verstappen diminuiu o ritmo e esfriou um pouco a briga.

No final, conseguiu no vacilo do ferrarista passar a frente e desde então não saiu de lá ou ao menos, foi pressionado. Bela corrida, soma mais 25 pontos de vencedor do circuito e chega a 233 ficando com 60 pontos a mais que o 2° colocado que é o próprio Charles.

Piloto do dia

Sainz foi o piloto do dia de acordo com a votação da internet, pela grande corrida que fez e pela recuperação ao longo da mesma. Começou no final do grid, largando da 19° colocação e terminou em 5°. O espanhol salvou o final de semana da Ferrari, que vinha sendo bom até a corrida de hoje.

Campeonato à parte

No campeonato dos construtores o cenário não é diferente da disputa entre os pilotos, vemos Red Bull Racing na liderança com certa folga, 396 pontos, seguido pela Ferrari com 314. Apesar de ser menos importante que um título para os pilotos, o titulo de construtores é muito importante e bastante disputada.

Informação Importante

O circuito de Paul Ricard não estará presente na próxima temporada da F-1, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) informou que a pista não está nos planos para a temporada de 2023. Essa informação foi dada pela Band, em noticia apurada pelo jornalista Jayme Brito e também pela Mariana Becker durante a corrida deste domingo.

Próximo GP

A próxima corrida será no próximo final de semana, no domingo, dia 31 de julho. Será o GP da Hungria e marcará o último circuito antes das paradas do meio de ano das férias dos pilotos, e claro, você acompanhará aqui e no meu canal do Youtube: Gabriel Carneiro Análises, todas as informações.

Zion
Luxhoki