Biblioterapia: um novo caminho

Por Gi Germano em 21/07/2021 às 21:43:52

Uma pequena reflexão sobre Biblioterapia com a Psicomotricista e Biblioterapeuta Marina Santos Germano.

Caldin (2001) considera biblioterapia uma atividade que une leitura dirigida com posterior discussão no grupo, de forma a favorecer a interação entre as pessoas, levando-as a expressarem seus sentimentos, angústias, receios. A troca de vozes, de experiência e de afetividade não é um detalhe na biblioterapia – ela é o cerne de toda a atividade biblioterapêutica.

A biblioterapia vale-se, essencialmente, da palavra.

Mas... cuidado!

A palavra pode causar alegria, tristeza, esperança, desespero, dor, alívio, angústia, contentamento, entusiasmo, desânimo. Pode conduzir ao amor ou ao ódio. Pode ferir e pode curar.

De acordo com Freud (197-) as palavras são bons meios para provocar modificações psíquicas naquele a quem são dirigidas. E, muito antes de Freud a Bíblia já dizia: "a língua dos sábios é uma cura". (Provérbios 12:18).

Marina criou uma Roda de Biblioterapia com o livro O Monstro das Cores e os tais monstrinhos saíram do livro para estimular os participantes provocando as emoções em cada um! Participar de uma roda é uma viagem fantástica, indicada para qualquer idade!

Instagram: https://linktr.ee/marinagermano

Fonte: Instagram: https://linktr.ee/marinagermano

Zion
Luxhoki