Dia Nacional do Escritor

Por Gi Germano em 27/07/2024 às 11:16:37

Dia Nacional do Escritor

No Dia Nacional do Escritor, são realizadas solenidades e muitos eventos no mundo literário!

O Dia Nacional do Escritor surgiu por meio de uma portaria, assinada em 21 de julho de 1960, pelo ministro da Educação e Cultura Pedro Paulo Penido (1904-1967).

A data 25 de julho foi escolhido para a comemoração do Dia Nacional do Escritor porque, neste ano e nessa data, foi realizado o I Festival do Escritor Brasileiro.

Em que local?

No Rio de Janeiro!

25 de julho, foi considerada uma data significativa para o ministro, em função da realização do festival patrocinado pela União Brasileira de Escritores (UBE), cujo a presidência era de João Peregrino Junior o vice-presidente era o escritor Jorge Amado (1912-2001), assim foi instituído o Dia Nacional do Escritor, com objetivo de homenagear escritores e escritoras de todo o país.

Uma cidade precisa de Bibliotecas, Salas de Leituras, Pontos de Leitura, uma Academia de Letras, enfim espaços não para armazenamento de livros, e sim semear o trabalho na conservação de livros, documentos, pesquisas, filmes, obras de arte...

Cada qual com sua função, mas todos caminhando juntos na ou pela organização, recuperação e disseminação da informação em vários tipos de recursos informacionais, tornando-os acessíveis para um público diversificado.

Macaé merece ser conhecida também como Cidade Literária, o grupo Escritores Prata da Casa é formado por mais de 20 escritores que escrevem, publicam e lançam seus livros.

O grupo se reúne mensalmente pra conversar sobre suas obras e de outros escritores, na última reunião realizada no dia 20/07/2024 na Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores, foi formada uma Comissão Provisória da Academia Macaense de Letras com objetivo de ativar suas atividades desde a época de sua fundação em 04 de mio de 1963.

Um viva poético com lirismo e narrativas para todos os escritores que já partiram deixando seu legado como fonte de inspiração para os novos escritores.


Fonte: Texto criado por Gi Germano

Casa e Roupa
Zion
Luxhoki