Comissão Provisória da Academia Macaense de Letras
No dia 20/07/2024, na Lyra dos Conspiradores aconteceu o encontro dos Escritores Prata da Casa, nesta ocasião, foi formada uma Comissão Provisória para ativar a Academia Macaense de Letras.
Academia foi fundada por Antonio Alvarez Parada, conhecido por Tonito, em 04 de maio de 1963, aprovando os seus Estatutos, onde o 4º artigo foi escrito: " Os Membros Efetivos da Academia ocuparão cadeiras sobre o patrocínio perpétuo de intelectuais macaenses falecidos ou de intelectuais que tenham tido em Macaé, o melhor de sua atividade literária." Este trecho foi retirado do livro "O fio de uma história" do próprio Tonito .
A comissão provisória da Academia Macaense de Letras fomenta a continuidade dos trabalhos iniciados pela academia na época de sua fundação em 1963.
A atual Comissão Provisória da Academia Macaense de Letras está formada por: Ana Lúcia Benedito, Conceição de Maria, Gabriela Oliveira, Alessandra Barreto, Mariucha Correia, Gi Germano e Cristiane Firmino. Outras representações literárias serão convidadas para fazer parte da comissão provisória.
O primeiro trabalho que está sendo organizado pela comissão será a homenagem ao Centenário de Tonito em 2025 com eventos culturais e literários.
Dando prosseguimento aos trabalhos, a comissão seguirá os tramites para ativar a Academia Macaense de Letras, com comunicados, chamamentos e assembleia para que a sociedade macaense de letras compreenda a importância desta instituição para a cidade.
A leitura se faz necessária na vida das pessoas, e muitos livros estão sendo produzidos, desta forma, as portas literárias precisam estar abertas oferecendo momentos para a sua estimulação para todos independente das idades. ?
Fonte: Gi Germano (Psicopedagoga/Bibllioterapeuta/Neuropsicopedagoga Clínica)