Caixa de guloseimas com memória afetiva

Por Gi Germano em 17/06/2021 às 17:08:45

Doce memória afetiva com guloseimas

Viva São João!!!

Com a chegada dos festejos juninos, vem as doces lembranças das barraquinhas enfeitadas com bandeirinhas e pessoas caracterizadas andando de um a lado para o outro sorrindo, cantando...

Acompanhar a procissão ou aguardar a sua chegada na praça é emocionante, sabemos a história de São João, mas não tem como não se comover com a gravidez de sua mãe Isabel e o momento em que seu pai Zacarias fala o nome da criança que tinha nascido para anunciar o Salvador, o seu primo Jesus!

Em cada momento cantar os hinos e ouvir as reflexões certamente marca cada pessoa que caminha elevando seus pensamentos a tudo que esteja acontecendo.

Ao chegar na praça, a Missa acontece com todos os ritos, os mais antigos falam como era antigamente e os mais jovens vivenciam o presente!

Ao final do momento litúrgico, o frio muitas vezes já está presente e então...

Não tem como não seguir o perfume dos caldos e sua quentura, encontrar um bom local para receber o líquido fumegante que desliza pela garganta de uma forma tão delicada que aquece as cordas vocais e sugere movimentos quase involuntários com os olhos...

Na barraca ao lado é possível ver crianças gritando e pulando tentando pescar os tais peixinhos que escondem números e neles a prenda tão sonhada!

E o grito do Bingooooooo????

Eita barraca animada!

- Quem ganhou o frango? Quem ganhou o frango?

Risos...

Enquanto isso acontece, chega o anúncio do palco, teremos músicas, hora de balançar o corpo mesmo sem coordenação motora e de forma tímida as pessoas se aproximam devagar e logo o suor brilha na testa e as vozes formam um coro.

Entre uma música e outra, pausa para visitar as barraquinhas e também já deixar as quentinhas encomendadas, porque no final da festa, não sobrava nada!

Bons tempos...

Com a pandemia as coisas mudaram...

E o virtual agora se faz presente!

Orações...

Quadrilhas...

Histórias...

E não poderiam deixar de fora as caixinhas com guloseimas...

Uma doce forma de levar pra casa "comidinhas" juninas: caldo, bolo, cocada, pipoca, canjica e doces diversos.

O importante, é que adquirindo as caixas com as guloseimas, nós fazemos o resgate da nossa memória afetiva e AJUDAMOS os que estão inclusos nas obras sociais da Paróquia São João Batista!

Muitos se unem para colaborar com os festejos mesmo sendo virtual, pois durante o mês de Junho os almoços acontecem, as missas, orações...

E neste movimento temos as caixas com guloseimas, seja com a Pastoral da Catequese e os colaboradores da empresa "Buraco da Fechadura"!

Caixa de guloseimas com memória afetiva!

Viva São João!!!

Fonte: Texto criado por Gi Germano

Zion
Luxhoki