Solenidade de Corpus Christi

Por Gi Germano em 03/06/2021 às 19:14:23

Tapete (Pastoral da Cultura da Paróquia São João Batista


No dia de Corpus Christi celebra-se o sacramento da Eucaristia!

A Eucaristia tem como referência a Última Ceia de Cristo com seus discípulos na Semana Santa!

Na Santa Ceia, o pão representa o corpo, e o vinho, é o sangue de Cristo, ao consumirmos teremos Ele em nossa memória, iremos relembrar a morte e sua ressurreição!

A consagração da hóstia e o vinho quando ocorre na Eucaristia acredita-se na transubstanciação, a transformação na carne e sangue de Cristo.

A Igreja Católica comemora a Solenidade de Corpus Christi 60 dias após a Páscoa em uma quinta-feira, após o Domingo da Santíssima Trindade.

Uma tradição de Corpus Christi no Brasil é confeccionar tapetes! Para a sua confecção, são usados a serragem, borra de café, areia e outros produtos.

A Pastoral da Cultura da Paróquia São João Batista participava da confecção do tapete da paróquia e registrava os momentos de todas as comunidades que se uniam na confecção dos vários tapetes, que embelezavam as ruas, nestes registros constavam as emoções das pessoas do início até o momento em que no caminho criado, Cristo passava e os fiéis presenciavam o momento com muita Fé!

Com a pandemia, em 2020 e 2021, foram feitas adaptações para manter a tradição, em algumas comunidades os tapetes foram feitos dentro de suas igrejas, algumas pastorais incentivaram seus fiéis a produzirem seus tapetes caseiros com seus familiares e postar nas redes sociais, destaque para a Pastoral da Catequese da Paróquia São João Batista.

As crianças criaram com diversos materiais seus tapetes não deixando de registrar o momento, assim, mesmo de forma adaptada, o caminho por onde Cristo passaria foi criado com muito carinho!

Um belo gesto concreto!

Sabemos que somos o próprio templo e nele guardamos Cristo, mas, devido a situação na qual estamos vivendo Ele entende o esforço de cada um para relembrar o seu sacrifício por cada um de nós!

Parabéns a todos que se dedicaram em seus tapetes!

Link com as fotos dos tapetes da Pastoral da Catequese da Paróquia São João Batista!

https://www.facebook.com/Pastoral-da-Cultura-de-Maca%C3%A9-Vicariato-Litoral-226613687377092

Fonte: Texto criado por Gi Germano

Zion
Luxhoki