Você sabia que não é preciso acumular pontos para ter a cnh suspensa?

Vamos falar sobre multas mandatórias

Por RJNEWS NOTÍCIAS em 18/08/2021 às 09:24:55

Olá pessoal, a nossa coluna veio de uma forma de fácil compreensão de assuntos pertinentes, esclarecimentos, dicas relacionadas ao Detran entre outros procurando descomplicar e assim auxiliar aos leitores do jornal.

Nesse primeiro momento gostaria de falar sobre algo que muitas pessoas tem dúvidas relacionado a multas e muitas nem sabem o que é: são as chamadas multas mandatórias.

Multas mandatórias em palavras simples são aquelas que podem gerar um processo de suspensão de CNH (habilitação) sem a necessidade de chegar ao limite de 20 ou 40 pontos.

Sim isso mesmo, tem multas que, cometendo uma apenas a pessoa pode ter sua habilitação suspensa e por isso é preciso ficar atento.

Alguns exemplos de multas mandatórias: conduzir moto sem capacete, dirigir alcoolizado ou se recusar a passar no teste do "bafômetro", ultrapassar em mais de 50% a velocidade permitida etc. Todas essas multas são de sete pontos, mas por si só geram a suspensão de CNH.

Você pode estar se perguntando: cometi uma multa dessa, minha habitação está suspensa? Não necessariamente. Toda multa cabe recurso e até terminarem os prazos de defesa e recursos o DETRAN não abre processo de suspensão. Quando o auto ficar "transitado em julgado", ou seja, não couber mais recurso, aí sim o DETRAN tem até cinco anos para abrir um processo de suspensão de CNH e quando abrir, tal processo também cabe defesa até a pessoa ter uma possível suspensão de CNH.

Dicas do Carlão: para evitar desagradáveis surpresas, mantenha seu endereço atualizado junto ao DETRAN para não perder os prazos de recursos.

Além disso, não aguarde chegar em sua casa as notificações pois muitas vezes não chegam e consulte pelo menos uma vez por mês sua CNH. Fazendo assim, caso esteja sendo injustiçado, não perderá seu pleno direito de defesa.



Carlos Despachante

e-mail: [email protected] – (22) 3717-1548

Rua Dr. Júlio Olivier, 67, Centro, Macaé RJ CEP 27913-161

Zion
Luxhoki