Homenagem a Dr. Eduardo e Thales Coutinho marca sessão solene Macaé 208 anos

Na ocasião, foram entregues as tradicionais placas de Mérito Político e Cidadania Macaense, concedidas pelos parlamentares a pessoas que contribuíram com o desenvolvimento do município...

Por Lourdes Acosta em 29/07/2021 às 16:39:54

Uma homenagem ao ex-presidente do Legislativo Dr. Eduardo Cardoso e ao seu filho, o vereador Thales Coutinho, mortos recentemente pela Covid-19, concluiu a cerimônia dos 208 anos de aniversário de Macaé. A solenidade realizou-se no Salão Nobre do Câmara, na manhã desta quinta-feira (29). O evento contou com a presença do prefeito Welberth Rezende (Cidadania).

- Em anos passados, essa data nos lembrava festa e comemoração. Hoje, nos resta a missão de vencer a Covid-19 -, disse o presidente Cesinha (Pros), no início do evento. Ele lamentou os mais de 550 mil mortos pela doença no país e enfatizou também a importância de "recolocar Macaé na rota do desenvolvimento".

Thales, sua luta não será esquecida - Isa Vicente (Rede) discursou em seguida: "Estou representando a bancada feminina", disse com bom humor, ironizando o fato de ser a única mulher entre os parlamentares macaenses. Ela recordou os mais de 700 óbitos na cidade e homenageou o colega falecido: "Thales, sua luta não será esquecida".

Guto Garcia (PDT) representou a bancada governista. "Recordo aqui que o prefeito fez a entrega simbólica da autorização das obras do Porto de Macaé", disse ele num pronunciamento que mencionava a construção de termelétricas e outras obras em prol do desenvolvimento e geração de empregos.

Prefeito prestigia a cerimônia - Em seu discurso, Welberth Rezende ressaltou a dor pelas perdas de Eduardo e Thales, e informou sobre a classificação do município como um dos três que melhor combate a pandemia no estado, segundo a UFRJ. Já o deputado estadual e ex-vereador Chico Machado (PSD) frisou: "É a primeira vez, depois de muitos anos, que um prefeito prestigia a festa de aniversário da cidade nesta Casa".

Na ocasião, foram entregues as tradicionais placas de Mérito Político e Cidadania Macaense, concedidas pelos parlamentares a pessoas que contribuíram com o desenvolvimento do município, entre as quais o próprio Chico Machado e o deputado federal Gutemberg Reis (MDB).

Segurança na pandemia - Com o objetivo de garantir a segurança na solenidade, servidores e parlamentares foram submetidos à testagem da Covid-19. No início da manhã, ocorreu a sanitização completa do Salão Nobre. A entrada das autoridades passou por controle da equipe de segurança e o limitado público presente permaneceu em espaços com distanciamento social e pontos de higienização.

_____________________________________________________

Jornalista Lourdes Acosta DRT/MTE 911 MA (Edição e Postagem)

Fonte: Assessoria Câmara - Jornalista: Marcello Riella Benites (Redação)

Macaé 29/07/2021.

Zion
Luxhoki