Roda de conversa sobre boi pintadinho abre a semana da mulher negra em Macaé

Durante a Roda de Conversa, professora Te Costa apresentou o histórico do Boi Pintadinho e como ele se enraizou na cidade, começando pelo bairro da Aroeira... Veja a seguir:

Por Lourdes Acosta em 22/07/2021 às 11:48:54

"Cultura do Boi Pintadinho: Mitos, história e memória - Macaé e o estouro da boiada". Este tema abriu a programação do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, que é celebrado anualmente, no dia 25 de julho. Apresentado na tarde desta quarta-feira (21), pela professora graduada em história e pesquisadora, Tatiana Costa de Souza, conhecida como "Te Costa", aos acolhidos do Cemaia III, visou mostrar a resistência de uma cultura enraizada na cidade que advém desde o Brasil Colônia e que tem como personagem a negra "Catirina", que desejou comer a língua do boi.

- Celebrar a mulher negra é valorizar nossas mulheres do passado como a legendária "Catirina", e do presente como a "Te Costa" que se curvou em pesquisar as raízes do Boi Pintadinho, radicado em Macaé e Região, para apresentar à sociedade vigente nossa manifestação cultural centenária, que nos traz à tona lendas e histórias –, afirmou Conceição de Maria, coordenadora de Políticas Sociais e Igualdade, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade (SDSDHA), promotora do evento.

Durante a Roda de Conversa, professora Te Costa fez um preâmbulo do Bumba-meu-boi e apresentou aos participantes o histórico do Boi Pintadinho e como ele se enraizou na cidade, começando pelo bairro da Aroeira, onde havia grandes currais e fazendas de bois. Segundo os relatos contados pela professora, a maior alegria da garotada era acompanhar os bois que iam para o matadouro, onde hoje está localizada uma escola municipal e quando os bois ouviam a "explosão do sal" saiam correndo, ocasionando o "estouro da boiada". Com o tempo, a lenda ficou para trás e os bois pintadinhos foram adaptados ao folclore carnavalesco como brincadeira de criança. "As manifestações de Bois Pintadinhos em Macaé, mais parecem festa de boiada, pois são vários bois, cada um de uma comunidade periférica diferente, representando seus sonhos e alegrias e tudo o mais que têm de positivo, onde cada boi é a própria comunidade", contou, completando que hoje são cerca de 50 bois pintadinhos espalhados pelos setores administrativos da cidade.

Participaram da Roda de Conversa, o corpo técnico e os adolescentes acolhidos no Cemaia III, que fica localizado na Rua Agripino Francisco Martins, nº 69, Bairro Imbetiba. "A Roda de Conversa funcionou como atividade lúdica e pedagógica, onde todos utilizaram máscaras e ouviram atentamente a explanação da professora", disse a assistente social Marcia Assad.

A programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha prossegue e conta com o total apoio do secretário Mauro Torres, que além de humanizar as ações da secretaria, conforme determinação do prefeito Welberth Rezende, quer executar políticas que reafirmem a identidade das mulheres negras, principalmente, das que estão em situação de vulnerabilidade.

A programação que segue:

Dia 26/7, às 18h - Live no Instagram @karolinebandeirapsicoach

– A importância da Mulher Negra na ocupação de espaços. Com Karoline Bandeira (cooching e psicóloga) e Conceição de Maria (Coordenadora de Políticas Sociais e Igualdade).

Dia 27/7, às 14h – Roda de Conversa - Experiências e Escrevivências. Com a advogada e membro da Rede das Pretas, Margareth Ferreira e a vereadora, Iza Vicente.

Local: Auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade.

Serão disponibilizadas 30 vagas, para não gerar aglomeração, respeitar as regras de saúde, de segurança e de higienização durante a pandemia. A inscrição prévia deve ser feita por formulário no link: https://bit.ly/RodadeConversaMulheresNegras

Dia 28/7, às 9h – V GT da Rede de Proteção e atendimento à Mulher – Reflexões sobre a realidade da mulher negra e afirmação da identidade, da história e da cultura.

Local – Google Meet, link encaminhado aos participantes da Rede (Público interno).

Convidadas: Deise Benedito (Graduada em Direito – Especialista em Relações Étnico Raciais e Conceição de Maria (Coordenadora de Políticas Sociais e Igualdade e Pós-graduada nos Estudos Culturais e Históricos da Diáspora Africana).

16h – Live: Literatura Infantil com Talita Costa Pereira. (Aluna da Escola Municipal Botafogo e ganhadora do prêmio Nacional de Literatura de Campos de Jordão – categoria: poesia 2021).

Local - No Facebook Conceição de Maria (https://www.facebook.com/conceicao.p.a.rosa).

_____________________________________

Comunicação SDSDHA - Macaé 21/07/2021.

Jornalista Lourdes Acosta – DRT/MTE 911/MA.

Zion