Macaé irá celebrar dia da mulher negra com programação alusiva

"É preciso que façamos algo e o caminho é pensar políticas que reafirmem a identidade dessas mulheres"... Diz o secretário Mauro Torres, referindo-se à programação que visa refletir sobre as lutas das mulheres negras. Veja a seguir:

Por Lourdes Acosta em 19/07/2021 às 18:09:21

O Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha – Julho das pretas, será celebrado em Macaé com uma programação que visa refletir sobre suas lutas, experiências e resistência, a ocupação dos seus espaços na sociedade vigente, o combate às discriminações raciais e étnicas e o pensar sobre políticas que reafirmam a identidade dessas mulheres.

O evento, realizado pela coordenadoria de Políticas Sociais e Igualdade, da

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade (SDSDHA), em parceria com Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), acontece de forma presencial e online e começa nesta quarta-feira (21).

- Rememorar o dia 25 de julho, é refletir sobre Tereza de Benguela, líder quilombola. Hoje somos todas Terezas, da luta, da resistência, pelas políticas públicas e sociais que tanto sonhamos. As mulheres negras querem educação de qualidade e inserção no mercado de trabalho. Querem dividir saberes e querem respeito", disse Conceição de Maria, coordenadora de Políticas Sociais e Igualdade.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Mauro Torres, o evento é importante porque considera uma reflexão sobre o que a mulher negra tem sofrido com o racismo e o sexismo, uma situação perversa de exclusão e marginalização. "Numa sociedade de valores e padrões historicamente hegemônicos, os desafios das mulheres negras são ainda maiores, pois elas estão em situações mais vulneráveis. Por isso, é preciso que façamos algo e o caminho é pensar políticas que reafirmem a identidade dessas mulheres. Todos nós devemos aprender e ensinar sobre as lutas e o papel social da mulher negra nos movimentos sociais e feministas". Ressaltou.

Veja a programação:

*Dia da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha – Julho das Pretas*

Dia 21/7 às 14h - Roda de Conversa - Cultura do boi pintadinho: Mitos, história e memórias – CEMAIA (público interno). Com Tatiana Costa " Te Costa", professora do Município e historiadora.

Dia 26/7, às 18h - Live no Instagram @karolinebandeirapsicoach

– A importância da Mulher Negra na ocupação de espaços. Com Karoline Bandeira (cooching e psicóloga) e Conceição de Maria (Coordenadora de Políticas Sociais e Igualdade).

Dia 27/7, às 14h – Roda de Conversa - Experiências e Escrevivências. Com a advogada e membro da Rede das Pretas, Margareth Ferreira e a vereadora, Iza Vicente.

Local: Auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade. Obs.: Inscrição prévia por formulário que será divulgado durante a semana. Serão disponibilizadas 30 vagas, para não gerar aglomeração, respeitar as regras de saúde, de segurança e de higienização durante a pandemia.

Dia 28/7, às 9h – V GT da Rede de Proteção e atendimento à Mulher – Reflexões sobre a realidade da mulher negra e afirmação da identidade, da história e da cultura.

Local – Google Meet, link encaminhado aos participantes da Rede (Público interno).

Convidadas: Deise Benedito (Graduada em Direito – Especialista em Relações Étnico Raciais e Conceição de Maria (Coordenadora de Políticas Sociais e Igualdade e Pós-graduada nos Estudos Culturais e Históricos da Diáspora Africana).

16h – Live: Literatura Infantil com Talita Costa Pereira. (Aluna da Escola Municipal Botafogo e ganhadora do prêmio Nacional de Literatura de Campos de Jordão – categoria: poesia 2021).

Local - No Facebook Conceição de Maria (https://www.facebook.com/conceicao.p.a.rosa)

_____________________________________

Comunicação SDSDHA - Macaé 19/07/2021.

Jornalista Lourdes Acosta – DRT/MTE 911 MA.

Zion
Luxhoki