UFRJ busca parceria para Farmácia Escola

Secretário de Desenvolvimento Social vai estudar junto ao prefeito Welberth Rezende, a viabilidade de parceria com a UFRJ/Macaé, para que a cidade tenha a Farmácia Escola e possa produzir medicamentos contra anemia falciforme a preço de custo. Veja a seguir:

Por Lourdes Acosta em 12/07/2021 às 21:14:29

O secretário de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade, Mauro Torres, recebeu na última semana uma equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), formada pelo professor do Curso de Farmácia e coordenador do Projeto Farmácia Escola da UFRJ-Macaé, Clemilson Berto Junior, o engenheiro Denilson Xavier de Menezes e a subprefeita do Campus UFRJ-Macaé, Soraya Silveira. A equipe foi buscar o apoio do município na implantação da Farmácia Universitária, que visa produzir e fornecer medicamentos de alta qualidade, principalmente, para os pacientes com anemia falciforme e toxoplasmose, a preço de custo.

- Nós recebemos a ilustre equipe, que veio mostrar a importância de termos aqui em Macaé, uma Farmácia-Escola com vistas à produção de medicamentos de alto alcance social e dentre eles, aquele que trata a anemia falciforme, uma doença que atinge em sua maioria crianças negras por conta da hereditariedade e mutação genética. Além de estreitarmos nosso relacionamento e aprimorar o conhecimento acerca da Farmácia-Escola, que poderá produzir outros medicamentos básicos a preço de custo para a população mais vulnerável, garantimos que vamos estudar a viabilidade, em conformidade com nosso prefeito Welberth Rezende, e possivelmente, abraçar a causa -, ressaltou Torres.

De acordo com o professor Clemilson, a busca de uma parceria institucional tem como objetivo fornecer medicamentos de alta qualidade, a preço de custo, pois a farmácia universitária não visa lucro com a produção de remédios líquidos, cápsulas, cremes e pomadas, xaropes e soluções orais, entre outros. "A Farmácia Universitária torna-se um projeto necessário para que a população macaense adquira melhor qualidade de vida, beneficiando seja na forma de recuperação e promoção de saúde para os pacientes que vão utilizar o serviço, quanto na formação de recursos humanos altamente capacitados para atuarem na cidade", explicou o professor.

O coordenador do projeto acrescentou que a Farmácia Escola funcionará no bairro da Ajuda e que com a aquisição dos equipamentos adequados e insumos irá formar profissionais capacitados na produção e fornecimento de medicamentos de alta qualidade para a população macaense. "Além disso, dentro da farmácia os professores ensinam como produzir, rotular, testar e os alunos aprendem o modelo ideal e produzem", disse Junior.

Única na região - Com mais de 261 mil de habitantes e 17,17% da população vulnerável à pobreza, Macaé é a cidade escolhida por ser a segunda mais populosa da Região Norte Fluminense, por sua localização e possuir o curso de Farmácia, em seu Campus Universitário. A única farmácia escola mais próxima está localizada no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, no município do Rio de Janeiro.

____________________________________

Comunicação SDSDHA. Macaé 12/07/2021.

Jornalista Lourdes Acosta – DRT/MTE 911 MA.

Tel.: (22) 998220883 (Whatsapp)

E-mail: [email protected]

Zion
Luxhoki