Macaé celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBT com programação

A luta contra a LGBTIFOBIA e o respeito à diversidade serão discutidos na Semana Macaé pela Diversidade. Veja a seguir...

Por Lourdes Acosta em 26/06/2021 às 14:51:09

Reunião preparatória a semana da diversidade

O Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, 28 de junho, será celebrado com a "Semana Macaé pela Diversidade", que consiste numa vasta programação contendo audiência pública, capacitação e roda de conversa, acerca da luta contra a LGBTIFOBIA e do respeito à diversidade. A ação realizada pela Coordenadoria de Políticas de Acesso e Gênero, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade (SDSDHA), objetiva envolver os movimentos sociais e os poderes legislativo e executivo em ações positivas.

- Será uma semana cheia de Orgulho, com diversas atividades voltadas para a população LGBTI+ do Município. Contamos com a parceria da comissão de Direitos Humanos do Legislativo, através do mandato da vereadora Izza Vicente; Com o Programa Rio Sem LGBTIfobia, da secretaria do Governo do Estado do Rio, através do centro de Cidadania Baixada Litorânea e com o movimento civil, através das ONGs Cores da Vida e GDM. Por considerarmos uma data importante na resistência do movimento, preparamos uma programação que envolve a todos para que possamos avançar nessa luta -, assegurou a coordenadora de Políticas de Acesso e Gênero, Tayse Marinho.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Mauro Torres, nos dias de hoje não cabem mais preconceitos, seja pela cor da pele, religião, gênero ou orientação sexual. "A dignidade o caráter da pessoa não é medido por ser ou não homossexual. Nós precisamos abordar sobre a violação de direitos humanos e a população LGBTI+. Enquanto debatemos sobre a violência, objetificação de pessoas trans e reconhecimento do valor da diversidade no mercado de trabalho, entre outros temas, precisamos formular políticas públicas para proteção e direitos dos LGBTs", ressaltou Torres.

Dia Internacional do Orgulho Gay – A data, 28 de junho, foi criada em referência à Rebelião de Stonewall, ocorrida em 1969, quando gays, transexuais e drag queens protestaram contra as represálias que sofriam e é tida como "marco zero" do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século XX. Também conhecido como Dia Internacional do Orgulho LGBTI (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Pessoas Intersexo), ou simplesmente Dia do Orgulho Gay, esta data tem o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à LGBTIFOBIA para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente da orientação sexual e da identidade de gênero. O Dia do Orgulho Gay também é um reforço para lembrar que todos devem se orgulhar de quem são e não sentir vergonha.

Veja a programação da "Semana Macaé pela Diversidade":

(De 28 de junho a 2 de julho)

28/06 – Segunda-feira

Audiência Pública (virtual)

Horário:18h

Local - Plenário virtual da Câmara Municipal de Macaé

- www.cmmacae.rj.gov.br e ou/ ou www.youtube.com

29/06 – Terça-feira

Capacitação em atendimento à população LGBTI+ e dos profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social. (presencial)

Horário: 15h

Local - Auditório do Hotel de Deus

(De acordo com os protocolos da OMS contra a Covid todos devem usar máscaras).

30/06 – Quarta-feira

Roda de conversa: Construindo políticas públicas municipais LGBTI+ (virtual)

Horário: 14h

Local - Plataforma Virtual Google Meet. Link: Meet.google.com/uvo-gyoy-rgy

01/06- Quinta-feira

Mutirão para retificação do nome social

Horário: Das 8h às 17h

Local - Hotel de Deus (presencial). Agendamento para atendimento: (22) 992059305

(De acordo com os protocolos da OMS contra a Covid todos devem usar máscaras).

02/06 – Sexta-feira

Roda de conversa com movimentos sociais - "Live do orgulho" (virtual)

Horário: 19h

Local: www.facebook.com/GrupoCoresdaVida/

_______________________________________

Comunicação SDSDHA. Macaé 26/06/2021.

Jornalista Lourdes Acosta – DRT/MTE 911 MA.

Tel.: (22) 998220883 (Whatsapp)

E-mail: [email protected]

AGENCIA NCX MARKETING E VENDAS
Zion