Abrigo de Inverno acolhe morador em situação de rua na estação mais fria do ano

O Abrigo de Inverno começou a funcionar nesta segunda-feira (21), no Hotel de Deus para acolher as pessoas em situação de rua na estação mais fria do ano. Veja a seguir...

Por Lourdes Acosta em 22/06/2021 às 01:00:34

O secretário foi receber os moradores em situação de rua na praça

Chegou o inverno, a estação mais fria das quatro estações do ano. É quando a temperatura cai principalmente nas madrugadas e no amanhecer trazendo impactos fisiológicos ao nosso corpo como a redução do ritmo cardíaco. Para aquecer o coração e amenizar a possível hipotermia de quem vive em situação de rua, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade (SDSDHA), da Prefeitura de Macaé deu início, nesta segunda-feira (21), ao funcionamento do Abrigo de Inverno.

Durante os 90 dias da estação mais fria do ano, a SDSDHA disponibilizará diariamente o transporte na Praça Veríssimo de Melo, entre 18h e 20h para os moradores em situação de rua, que quiserem pernoitar no abrigo, localizado no Hotel de Deus, na Linha Azul. Nesta primeira noite, foram 50 pessoas em situação de rua que voluntariamente foram pernoitar. Ao chegarem no local foram recepcionados por uma equipe multidisciplinar e fizeram teste rápido de Covid.

O secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Mauro Torres, que pessoalmente recebeu as pessoas em situação de rua na Praça, avaliou como positivo esta primeira noite ressaltando que o trabalho prévio foi feito de coração para abrigá-los da melhor maneira possível.

- Iniciamos este trabalho com as pessoas em situação de rua e vamos levar até a primavera. Chegando no hotel todos fazem o teste de Covid-19, recebem um kit composto de toalha, sabonete, pasta e escova de dente e cobertor. Após o banho é servido o jantar e em seguida vão para seus quartos para pernoitar. Às 7h da manhã, tomam café e posteriormente são liberados. Esta ação que vem sendo programada há um mês conta com a competência de profissionais como assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, guarda municipal e a equipe de abordagem que já trabalha com o público diferenciado. Todo trabalho foi feito de coração para abrigá-los da melhor maneira possível -, garantiu.

Segundo Torres, foi preciso a secretaria realizar a sanitização dos quartos, no Hotel de Deus, pois eles estavam fechados há muito tempo. A limpeza visou garantir arejamento às instalações e mantê-los livres de impurezas a fim de receber os novos hóspedes de acordo com as normas da vigilância sanitária. O Abrigo de Inverno funcionará de domingo a domingo, incluindo feriados, até o fim do inverno, de forma que essas pessoas recebam o atendimento que precisam para escapar do frio das ruas durante a noite.

Após o período invernoso a secretaria irá continuar a atender a população em situação de rua com os trabalhos do Centro Pop, fazendo referência a todos com o café da manhã, banho e almoço diário. "Estamos em parceria com a secretaria de Trabalho e Renda para o encaminhamento das pessoas em situação de rua a fim de arrumarem um emprego. Esta ação completa a rede de cuidado que temos com estas pessoas em situação de vulnerabilidade, dando-lhes um tratamento humanitário e acolhendo quem precisa".

Outras parcerias – Para que as pessoas em situação de rua recebessem os cuidados necessários para pernoitar no Abrigo de Inverno a SDSDHA fez parcerias com as secretarias de Saúde que disponibilizou uma ambulância do Serviço 192 para ficar no hotel à noite, caso alguma pessoa apresente suspeita de Covid e com a Mobilidade Urbana, que irá integrar a equipe de abordagem diariamente, das 18h às 20h, incluindo sábados, domingos e feriados. Com a Saúde, que através do Consultório de Rua, vacinou contra a Covid os que estão referenciados no Centro Pop. Vale ressaltar ainda o apoio da Guarda Municipal em todo o processo.
______________________________________________

Comunicação SDSDHA. Macaé 21/06/2021.

Jornalista Lourdes Acosta – DRT/MTE 911 MA.

Tel.: (22) 998220883 (Whatsapp) E-mail: [email protected]

Zion
Luxhoki