Desenvolvimento Social lança Abrigo de Inverno para acolher pessoas em situação de rua

A secretaria de Desenvolvimento Social lança no próximo dia 21, o Abrigo de Inverno para abrigar pessoas em situação de rua com pernoite no Hotel de Deus. É o que você irá ler a seguir no Blog Acosta.

Por Lourdes Acosta em 10/06/2021 às 11:17:42

O morador em situação de rua recebe quentinha diariamente

Com a aproximação do inverno e a consequente chegada dos dias mais frios, a condição da população em situação de rua torna-se ainda mais precária. A prefeitura, através da secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, vai lançar no próximo dia 21, o Abrigo de Inverno, que consiste em acolher essas pessoas no Hotel de Deus para pernoitarem.

De acordo com o secretário Mauro Torres, à medida em que a temperatura cai, cresce o número de pessoas que necessitam de acolhimento. "Foi pensando na situação de vulnerabilidade das pessoas em situação de rua que planejamos o funcionamento do Abrigo de Inverno. Essas pessoas serão trazidas para o pernoite no Hotel de Deus, onde será feito um teste rápido da Covid-19, aferição de temperatura, pressão e após todos estiverem de banho tomado será fornecido um jantar", explicou Torres.

Segundo o secretário, na última terça-feira (8), houve uma reunião com a presença do responsável pela rodoviária, Edilson Machado, do coordenador do Centro Pop, psicólogo Vítor Teófilo e do coordenador de Média Complexidade da Desenvolvimento Social, assistente social Jorge Luís Ramos, para a resolução em conjunto, da situação dos moradores em situação de rua espalhados por toda a cidade e daqueles que ficam nos arredores da Rodoviária de Macaé. "A orientação do nosso prefeito Welberth Rezende é de que nossa atuação junto à população em situação de rua seja feita de forma humanizada e acolhedora", ressaltou Torres.

- Nesta quarta-feira (9), já estivemos na Praça Veríssimo de Melo, junto com a coordenação do Centro POP, onde conversamos com algumas pessoas em situação de rua. Nesse intercâmbio de conversa informamos sobre o funcionamento do Abrigo de Inverno – pontuou.

Resgatando a dignidade e cidadania – A secretaria de Desenvolvimento Social, através dos trabalhos do Centro Pop, tem proporcionado um resgate da dignidade e aumento da autoestima às pessoas em situação de rua, ao acolher e providenciar os documentos dessas pessoas, além de estar estudando parcerias para oferecer cursos a fim de que consigam um emprego e saiam das ruas. O Centro Pop também distribui café da manhã, kit lanche e almoço para 50 moradores de rua cadastrados. As quentinhas são entregues de segunda a sexta-feira. Lá eles tomam banho, lavam as roupas e recebem o kit de higiene pessoal com sabonete, desodorante, escova e creme dental. O Centro Pop funciona à Rua José Bruno e Azevedo, 99, ao lado do Terminal Central.

Crescimento populacional – As últimas pesquisas realizadas pelo IBGE (2019) indicam que houve um crescimento de pessoas em situação de rua no Brasil, sendo, atualmente, cerca de 1,6 milhão de pessoas. A grande maioria dessas pessoas encontram-se nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Diversos são os fatores que levam as pessoas a viverem em situação de rua: crise econômica, desemprego, renda, conflitos familiares, moradia, saúde, migração, saída do sistema penitenciário e uso abusivo de álcool e drogas.

___________________________________________________

Comunicação SDSDHA. Macaé 10/06/2021.

Jornalista Lourdes Acosta – DRT/MTE 911 MA.

Tel.: (22) 998220883 (Whatsapp) E-mail: [email protected]

Zion
Luxhoki