Macaé instaura o Dia D de vacinação da população adulta

Em tempos de pandemia, Macaé instaura o Dia D de vacinação da população adulta. Comorbidades e professores estão sendo vacinados contra a Covid-19. Veja agora estas e outras notas em forma de coluna "Pingos e Respingos"...

Por Lourdes Acosta em 09/06/2021 às 00:05:25

Macaé instaura o "Dia D" de vacinação da população adulta... (Pingos)

Em tempos de pandemia da Covid-19, num país como o Brasil, que possui 2,7% da população mundial, é apontado como o 2º em número de mortes e o 13º em óbitos proporcionais à população, Macaé, município do norte-fluminense, corre atrás da prevenção e começa a vacinar o público em geral, após ter imunizado 70 mil pessoas dos grupos previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI). O "Dia D" de vacinação da população adulta será neste no sábado (12), iniciando pelas pessoas de 59, 58 e 57 anos (ordem decrescente de idade) e ocorrerá das 8h30 às 13h nos polos fixos: Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo e Colégio Estadual Matias Neto, além da Cidade Universitária (drive-thru). Na Serra, a vacinação acontece nos polos da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Para receber a primeira dose no sábado, o público selecionado precisará apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência, CPF ou Cartão do SUS. De acordo com a prefeitura, é fundamental que o público em geral faça o pré-cadastro para a vacinação no site oficial - (https://vacina.macae.rj.gov.br/). A nova etapa da vacinação no município, inclui a aplicação da primeira dose para profissionais da educação já nesta quarta-feira (9).

Vacinação para o grupo com comorbidades... (Pingos)
O novo calendário divulgado pelo município, mantém a vacinação do grupo com comorbidades previstas no Plano Nacional de Imunização (PNI). Nesta terça-feira (8), receberam a primeira dose as pessoas deste grupo com idades de 38, 37 e 36 anos. Nesta quarta-feira (9), será vacinado o grupo com comorbidades de 32, 31 e 30 anos pela manhã. Já na quinta-feira (10), as pessoas de 29, 28 e 27 anos. Segundo o prefeito Welberth Rezende, a cidade já ultrapassou a marca de 70 mil vacinas aplicadas contra a Covid-19. "Reivindicamos ao Estado o envio de mais doses para aceleramos ainda mais esse cronograma. Nossa meta é vacinar toda a população adulta o quanto antes". Enquanto toda a população ainda não é vacinada e frente ao agravamento da pandemia em todo o Brasil, é indispensável usar máscaras, sair apenas quando necessário, deixar as ruas e os transportes públicos para os trabalhadores essenciais. A luta contra a pandemia necessita, fundamentalmente, do engajamento de toda a população...

Corpo de Bombeiros recebe viatura de combate a incêndios florestais... (Pingos)

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, recebeu em nome do município, nesta segunda-feira (7), no Rio de Janeiro, a chave de uma viatura destinada ao quartel do 9º Grupamento de Bombeiros Militar, situado na Capital do Petróleo. A entrega foi feita pelo governador do Estado do Rio, Cláudio Castro. O novo carro será usado no combate ao fogo na mata e permitirá agilizar a chegada dos militares às áreas mais acidentadas. "Esta é mais uma conquista de estrutura para a segurança da nossa cidade", comentou o prefeito. O veículo é do tipo picape automática, com tração 4x4, que acessa os mais diversos terrenos. O investimento é do Governo do Estado, oriundo da arrecadação da Taxa de Incêndio. Em Macaé, a Guarda Ambiental dá o suporte para o Corpo de Bombeiros em situações de incêndios florestais.

Município defende abastecimento d"água em cenário de expansão industrial... (Pingos)

Num cenário de expansão industrial no município, a Prefeitura de Macaé e a Nova Cedae definiram juntas estratégias para suprir a demanda pelo serviço de abastecimento de água no município. A definição ocorreu numa reunião realizada nesta terça-feira (8), no Rio de Janeiro, onde os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna e adjunto de Políticas Energéticas, Júnior Luna, apresentaram ao Diretor da Região Interior (DRI) da Nova Cedae, Marco Porto, a projeção de empreendimentos e fase de licenciamento e instalação no município, um cenário que precisa ser acompanhado pelos serviços ligados ao saneamento. Segundo os representantes macaenses, a cidade possui perspectivas positivas quanto à instalação de empreendimentos em diversos segmentos, como o setor varejista, produção de energia e do mercado do petróleo, que apontam um cenário próspero de desenvolvimento econômico e de expansão urbana. O apoio da concessionária para garantir a oferta de água não só para o setor industrial, como também para toda a população, é muito importante.

Abastecimento d"água é interrompido por 12 horas... (Respingos)

Em nota a Cedae informou que interrompe a produção de água nesta quinta-feira (10), em Macaé para reparos na rede. Segundo a estatal, em algumas regiões, o fornecimento de água pode levar até três dias para se normalizar. A partir das 8h, haverá o serviço de manutenção preventiva na captação de água da Severina e na Estação de Tratamento de Água (ETA) Santana. Para realizar o trabalho, será necessário interromper a produção de água para o município. O sistema voltará a operar após o término dos serviços, retomando o abastecimento, mas em algumas áreas (como ruas localizadas em cotas elevadas) pode levar até três dias para se restabelecer por completo. A manutenção deverá terminar às 18 horas do mesmo dia.

________________________________________________________

Lourdes Acosta – Jornalista Profissional (editora/redatora/produtora)

DRT/MTE 911 MA. // Macaé 08/06/2021. E-mail: [email protected]

Zion
Luxhoki