Ministro combate fakenews de coronel

O combate às fake news, recenseadores nas ruas e Câmara se posiciona contra o impacto ambiental, estão entre as notícias que você encontra aqui no Blog lourdesacosta.com

Por Lourdes Acosta em 11/08/2022 às 14:04:55

No combate à Fakenews I

E o coronel, hein? excluído por divulgar FAKENEWS... Trata-se do coronel Ricardo Sant'Anna, indicado pelo Ministério da Defesa e do Exército para fazer parte do grupo de fiscalização do processo eleitoral. No ofício expedido nesta semana e assinado pelo presidente do TSE, Luiz Edson Fachin, e pelo vice-presidente do tribunal, Alexandre de Moraes, a Corte informa que o coronel será excluído do grupo por divulgar nas redes sociais fake news sobre as urnas eletrônicas. O documento diz que num dos perfis por ele mantidos em redes sociais, disseminou informações falsas a fim de desacreditar o sistema eleitoral brasileiro. Observando-se que Fachin se despede da presidência na próxima semana defendendo a urna eletrônica e lembrando ações de sua gestão no combate a informações falsas. Ele disse que a democracia se "verga", mas não se "dobra" com as fakes news.

No combate à Fakenews II

O TSE menciona uma reportagem do portal Metrópoles, que mostra um vídeo compartilhado pelo coronel comparando o exercício do voto à compra de um bilhete de loteria. No esquete, um homem pede o comprovante impresso do seu jogo na loteria e se revolta ao ouvir do funcionário que ele precisa "confiar no sistema". Sant"Ana também publicou posts colocando em dúvida os resultados das pesquisas eleitorais e fazendo campanha escancarada contra adversários de Bolsonaro. "Votar no PT é exercer o direito de ser idiota", dizia um dos cards reproduzidos pelo coronel. Ao comentar um texto no qual a presidenciável Simone Tebet, do MDB, defendia que mulheres devem votar em mulheres, ele escreveu nos comentários: "Vaca vota em vaca" ... Olha, é preciso romper com essa mentalidade, com esses comportamentos discriminatórios, sexistas, xenofóbicos e misóginos. É preciso educar para a equidade e a justiça!!!

Recenseadores nas ruas I

Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já estão em campo e começaram a coletar os domicílios. O Censo Demográfico 2022 está sendo realizado com dois anos de atraso em razão da pandemia de Covid-19 e de cortes orçamentários, mas, até o início de novembro, deverá cobrir os 5.570 municípios do país, incluindo aldeias indígenas e territórios quilombolas.

Recenseadores nas ruas I

... Todos nós sabemos que o Censo é uma pesquisa importantíssima porque permite traçar um perfil socioeconômico do país. Além saber exatamente qual o tamanho da população, visa obter dados sobre as características dos moradores – idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras. As informações do Censo são essenciais também para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados, com por exemplo, transferência e recursos para a administração de programas sociais; identificação de áreas de investimento prioritário em saúde, educação, habitação, transportes, energia, programas de assistência a crianças, jovens e idosos...

Câmara e o impacto ambiental da hidrelétrica I

Na sessão da última terça-feira (9), os edis aprovaram o envio de um requerimento ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), solicitando cópias do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para a construção de uma hidrelétrica no Rio Macaé, na altura do Sana. Segundo a vereadora Iza Vicente (Rede), os moradores da região estão preocupados e as pesquisas da UFRJ confirmam o impacto. "Eles contam que a vazão no lugar já é baixa e a obra acarretará não só na falta d"água, mas também afetará espécies de animais que vivem na área", disse. George Jardim (PSDB) defendeu o requerimento: "O Rio Macaé é a praia da população da Serra e o cartão postal das pousadas da região". De acordo com o tucano, o rio escoava a produção local. "Agora se você arregaça as calças consegue atravessar trechos a pé. Queremos conhecer esse relatório e saber por que o Inea aprovou. A especulação e a ganância financeira não podem prejudicar a população", assegurou, sugerindo que o tema seja discutido em nova audiência na Câmara.

Câmara e o impacto ambiental da hidrelétrica II

... Na sessão em epígrafe, o presidente Cesinha (Pros) comentou que havia uma lei que proibia a construção de usinas no município, mas que foi revisada. "Mas é certo que há uma preocupação com o impacto sobre o meio ambiente", ressaltou. O vereador José Prestes (PTB) contou que a Comissão de Constituição e Justiça da Casa tinha dado um parecer favorável à obra, entretanto, posteriormente, foi derrubado por ocasião da votação da lei. "Eu não sei que problema pode haver para o Sana, pois a água passa pela localidade antes de chegar ao lugar previsto para a construção"... Bem, o vereador Prestes realmente tem razão: O Rio Macaé passa primeiro pelo Sana. Porém, conforme dissemos em NOTA anterior, quando as termelétricas estiverem operando e sugando a água do Rio, vai faltar água na cidade, principalmente, no período de estiagem. As torneiras vão secar!!!

Em defesa da democracia I

Artistas, banqueiros, políticos, empresários, advogados, integrantes da magistratura e do Ministério Público estão entre os signatários da "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito", manifesto organizado pela Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo). Aberto ao público, O documento já conta com mais de 800 mil assinaturas. Não chega a citar o presidente Jair Bolsonaro (PL), mas é visto como uma crítica velada ao chefe do Executivo.

Em defesa da democracia II

Em todo país, o 11 de agosto (nesta quinta-feira) será marcado por mobilizações em defesa da democracia. Movimentos sociais e estudantil, centrais sindicais que compõem as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo vão ocupar as ruas em resposta à escalada golpista do presidente Jair Bolsonaro. Até o momento, ao menos 21 capitais já têm atos confirmados. As organizações que integram a campanha "Fora, Bolsonaro" decidiram unificar a data das manifestações de rua com a dos atos pela democracia que ocorrerão na USP. O evento começa com a leitura do manifesto "Em Defesa da Democracia e da Justiça", de iniciativa da Fiesp e subscrito pelas centrais sindicais e diversas entidades da sociedade civil. Na sequência, ex-alunos do Largo do São Francisco farão a leitura da Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito.

DivulgaCandContas já está no ar...

A partir de agora, eleitoras e eleitores já podem consultar informações sobre candidaturas na página DivulgaCandContas, administrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O site é atualizado de hora em hora, durante todo o dia, de acordo com os dados mais recentes fornecidos pelos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país. Constam da página as informações declaradas pelas candidatas e pelos candidatos escolhidos nas convenções partidárias que já solicitaram o registro à Justiça Eleitoral. Na página você encontra os números dos processos de registro de candidatura e informações sobre ocupação, cor/raça e lista de bens declarados pelos postulantes a cargos eletivos, bem como o partido político e a coligação aos quais os candidatos pertencem. A partir do dia 16 de agosto, com o início da propaganda eleitoral, o site também passará a divulgar as prestações de contas das pessoas que pretendem disputar o pleito de outubro. Dessa data em diante, os partidos políticos deverão enviar à Justiça Eleitoral, a cada 72 horas, relatórios financeiros de campanha, que ficarão disponíveis para consulta pública no https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/

Preferência entre os jovens

O Datafolha revelou que nas últimas pesquisas de intensão de votos efetivada nas 12 maiores capitais, Lula (PT) tem 51% de preferência no eleitorado adolescente e jovem e Bolsonaro (PL) 20%. A pesquisa foi feita entre 20 e 21 de julho com pessoas de 16 a 29 anos em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém. Margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O Datafolha fez perguntas sobre eleição e política a pessoas de 16 a 29 anos nos dias 20 e 21 de julho. Foram ouvidos 935 eleitores desta faixa etária. Veja o resultado das respostas estimulada e única, em %: Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 51%; Jair Bolsonaro (PL): 20%; Ciro Gomes (PDT): 12%; André Janones (Avante): 2%; Simone Tebet (MDB): 1%; Pablo Marçal (PROS): 1%; Vera Lúcia (PSTU): 1%; Leonardo Péricles (UP): 1%; Sofia Manzano (PCB): 1%; Eymael (DC): 0; Luciano Bivar (União Brasil): 0; Gal. Santos Cruz (Podemos): 0; Felipe d'Ávila (Novo): 0; Em branco/nulo/nenhum: 8%; Não sabe: 3%.

______________

Lourdes Acosta

Jornalista - DRT/MTE 911 MA.

Macaé/RJ, 05/08/2021.

Zion
Luxhoki