Cras do Lagomar completa 100 dias com mais de três mil atendimentos

O Cras Lagomar oferta serviços continuados de Proteção Básica Social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social...

Por Lourdes Acosta em 28/04/2022 às 14:14:56

O equipamento foi inaugurado recente

Desde que foi inaugurado pelo prefeito Welberth Rezende, no último dia 28 de janeiro, o Cras Lagomar já atendeu mais de três mil pessoas. Destas, 470 receberam atendimentos técnicos com assistentes sociais, 350 com cartão alimentação, 25 foram encaminhadas para o BPC (Benefício de Prestação Continuada), 396 incluídas no CadÚnico, 317 tiveram atualização e revisão cadastral, e outras 1.442 pessoas foram orientadas nos outros programas do governo federal e estadual, além de receberem visitas domiciliares e institucionais.

Com uma super população ao redor, o Cras do Lagomar, ligado à secretaria de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade (SDSDHA), tem a responsabilidade social de ofertar serviços continuados de Proteção Básica Social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Sua área de abrangência é formada por mais de 35 mil pessoas moradoras nos bairros Lagomar, Engenho da Praia, Ingazeira e Cabiúnas.

A coordenadora do Cras Lagomar, Orcilea Baeta, explicou que a equipe é composta pela coordenação, três assistentes sociais, uma psicóloga e dois administrativos, sendo um recepcionista e um cadastrador e que não há limite para o atendimento. "Estamos agendando sobre demanda. Tem vindo uma média de 70 pessoas por dia. Em um só dia fizemos agendamento de 150 pessoas. Então, é preciso saber que muita gente vem agendar e que cerca de 30 por cento faltam, fazendo com que outras pessoas deixem de ser atendidas. É importante comparecer no dia e hora marcada, tanto para o cadastramento como para o atendimento técnico", salientou.

Projeto idoso – Nos planos para este ano, estão inclusos trabalhos com os idosos no Cras Lagomar. Segundo Baeta, a meta é formar um grupo para a execução de atividades. "Estamos com projeto para formar um grupo de idosos no mês de julho deste ano, com atividades diversas como dança sênior, horta sensorial, jogos de memória e roda de conversas sobre direito dos idosos, além de outros temas. É um desafio e tanto, mas contamos com o apoio de todos que utilizam os serviços da Assistência Social e das parcerias para nos tornarmos um Cras forte e eficiente", anunciou.

Serviço: Cras Lagomar

Endereço: Avenida dos Bandeirantes (antiga Avenida Três), ao lado da UPA.

Área de abrangência: Bairros do Lagomar, Engenho da Praia, Ingazeira e Cabiúnas.

Dias e horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e 13h às 17h.

______________________________

Comunicação Desenvolvimento Social

Jornalista Lourdes Acosta – DRT/MTE 911 MA.

Macaé, 28/04/2022.

Zion