Macaé nos trilhos

O blog Acosta traz as últimas notícias. Empresa de locomotivas poderá colocar Macaé nos trilhos; Espaços públicos são revitalizados; Nupem aniversaria e UBS Animal é inaugurada. Estas notas, você verá a seguir nos "pingos e respingos".

Por Lourdes Acosta em 28/05/2021 às 00:47:16

Macaé nos trilhos... (Pingos)

Se depender da John Cockerill Serviços Brasil, Macaé poderá ganhar uma fábrica de locomotivas. A informação é do prefeito Welberth Rezende, que recebeu nesta quinta-feira (27), em seu gabinete representantes da empresa que tem sua sede na Bélgica e uma base instalada em Macaé. A John Cockerill pretende ainda, realizar um estudo de viabilidade visando a operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que nunca funcionou desde que foi instalado (2012 - projeto Metrô Macaé). "Muitas oportunidades de crescimento para nossa cidade saíram desse encontro. Macaé, literalmente, vai entrar nos trilhos", disse Rezende. A John Cockerill Serviços Brasil é uma das maiores empresas de engenharia, serviços e infraestrutura do mundo e produz máquinas para usinas siderúrgicas, equipamentos de recuperação de calor industrial e caldeiras, bem como locomotivas de manobra e equipamentos militares. No caso de Macaé, com a movimentação do novo porto e a instalação de mais empresas, as locomotivas serão bem-vindas, para conduzirem comboios (trens de cargas ou de passageiros), desde que haja linha férrea.

Prefeitura revitaliza espaços públicos... (Pingos)

Dois logradouros públicos ganharam revitalização nesta semana, a Praça Santos Dumont, no Bairro Miramar, em frente à estação de trem e Recanto da Lagoa, no bairro São Marcos. Os serviços realizados nos dois espaços públicos foram reformas com pinturas, conserto dos alambrados de arame e dos brinquedos, soldas e colocação de plantas ornamentais, poda, limpeza e capina. Outro espaço que recebeu reparos foi a Praça Maria Ignêz Vantil da Costa e a quadra anexa, no bairro da Glória. Os trabalhos executados pela secretaria Adjunta de Serviços Públicos prosseguem atendendo outros os pontos da cidade, com tapa-buraco, manutenção de vias e outros serviços. Os serviços de limpeza, conservação e coleta de lixo (residencial, comercial e hospitalar) são frequentes, realizados durante toda a semana, inclusive sábados, domingos e feriados. As solicitações podem ser feitas pelo aplicativo Macaé App ou pelos telefones: (22) 2772-3372 e 2772-7400. Outra opção é o site da Ouvidoria da prefeitura. As Datas e horários da coleta de lixo residencial são informados aqui.

Nupem aniversaria beneficiando a população macaense... (Pingos)

Um marco na pesquisa e na área acadêmica, em Macaé, o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade de Macaé – Nupem (UFRJ) celebra no próximo dia 30 (domingo), 27 anos. Na oportunidade realizará uma solenidade online, às 10h, no canal do YouTube. O Instituto, fundado pelo professor Francisco de Assis Esteves, atual vice-diretor, tem oferecido nestes 27 anos, graduação em ciências biológicas (licenciatura e bacharelado), pós-graduação e centenas de cursos de extensão nos mais variados temas. Atualmente, em parceria com a Prefeitura de Macaé, o Nupem está construindo um novo laboratório, com equipamentos modernos possibilitados por doações do Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Unimed e Medicina do Trabalho. O Laboratório de Campanha para Testagem e Pesquisa da Covid-19 é outro projeto em parceria. Na primeira fase, foram mais de 15 mil testes de PCR em tempo real (RT-qPCR) realizados na população. Os pesquisadores investigaram e validaram, também, os testes de antígenos, utilizados pela prefeitura na identificação de indivíduos positivos para Covid-19 no Centro de Triagem de Pacientes com Coronavírus. Com baixo custo, os testes detectam proteínas do vírus com resultados em 15 minutos e com alta sensibilidade e especificidade.

Unidade Básica de Saúde Animal é inaugurada... (Pingos)

Mais uma UBS - Unidade Básica de Saúde Animal será inaugurada em Macaé. O evento acontece nesta sexta (28), às 10h, no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha (Rodovia Amaral Peixoto (RJ -106), s/nº, bairro São José do Barreto). Essa é a segunda UBS do município, que já conta com uma unidade na Serra Macaense. Os atendimentos no local, serão às segundas, quartas e sextas. As senhas para atendimento serão entregues das 9h às 16h e para que o animal seja atendido é preciso levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. A UBS Animal conta com atendimento clínico veterinário e emergencial para cães e gatos, cadastro para vacinação antirrábica e para castração. Na Serra macaense a UBS Animal atende às terças e quintas, das 10h às 16h. O endereço é Praça Principal de Córrego do Ouro. A equipe da Coordenadoria de Promoção à Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CEPSACZ), atende a solicitações no e-mail: [email protected]. Os interessados também podem ligar para o telefone: 0800 022 6461.

________________________________________________________

Lourdes Acosta – Jornalista Profissional (editora/redatora/produtora)

DRT/MTE 911 MA. // Macaé 28/05/2021. E-mail: [email protected]

Zion